Sustentabilidade
05/08/2019 5 min

Tempo de leitura

Saiba como a tecnologia pode ajudar você a reduzir o consumo de papel

Há diversas maneiras de reduzir o consumo de papel e causar menos impacto ambiental. Saiba mais!

Como reduzir o lixo é um desafio para a sociedade. Você sabia que, com pequenas ações diárias, é possível reduzir drasticamente a produção de lixo? Substituir os copos de plástico no consumo diário, aposentar os cadernos e agendas, evitar a impressão desnecessária de papéis e trocar os livros físicos por e-books pode ser um bom começo para reduzir o uso excessivo de materiais descartáveis – e que, na maioria dos casos, podem ser poluentes.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples para o dia a dia, visando a redução do consumo de materiais descartáveis, como papel e plástico. Confira abaixo:

5 dicas para ajudar você a reduzir o consumo de papel

Evite impressões em excesso no escritório

Não imprimir e-mails e documentos sem necessidade no escritório são ações sustentáveis no ambiente de trabalho que podem causar um impacto positivo no meio ambiente. Além disso, já existem garrafas térmicas elétricas que aquecem (e até agitam) sua bebida preferida via USB!

Toque o livro físico pelo e-book

Embora muita gente ainda prefira fazer a leitura em livros físicos, uma boa prática para evitar o gasto e o desperdício de papel (na hora do descarte, por exemplo) é investir nos e-books. Para isso, é possível comprar um dispositivo e-reader, como Kindle, Kobo ou Lev, ou utilizar os aplicativos desses leitores para smartphone. O Kindle está disponível gratuitamente para Android ou iOS. O Kobo também é gratuito para Android e iOS. E, por fim, o Lev também oferece versões gratuitas para Android e iOS.

Não gaste mais papel, use um caderno reutilizável

Para quem gosta de ter tudo anotado, mas está sempre trocando de caderno ou perdendo o bloco de notas, uma opção é o caderno reutilizável. Disponível em vários modelos, o caderno possui folhas revestidas com um material plástico que torna possível apagar o que estava anotado. Portanto, sempre que uma informação anotada deixar de ser relevante, é só apagar passando um pano úmido!

Outra novidade bacana é que algumas marcas de cadernos inserem QR codes em todas as páginas, permitindo que você possa digitalizar todo o material por meio de aplicativos próprios. Assim você não precisa se preocupar com a ordem ou a perda do conteúdo, pois fica tudo armazenado no smartphone.

Marque tudo na agenda – do smartwatch!

Além de funcionar em sincronia com outros aplicativos, o smartwatch é uma alternativa legal para quem quer deixar de usar a agenda de papel, pois com recursos de calendário e agenda, o gadget pode armazenar seu calendário completo e ainda envia notificações quando um evento está se aproximando.

Armazene seus de documentos na nuvem

Uma maneira consciente de reduzir o número de impressões em papel é começar a guardar documentos em serviços da nuvem, ou seja, espaços virtuais para guardar qualquer tipo de arquivo. Além de ser uma forma segura de guardar seus documentos, é possível compartilhar com outras pessoas. Várias empresas como Google, Dropbox e Amazon oferecem serviços de armazenamento em nuvem gratuitos. É importante lembrar que, em caso de necessidade, também é possível optar por pacotes pagos com mais espaço de armazenamento.

Viu só como é possível ter uma rotina mais sustentável que não prejudica o meio ambiente? Hora de colocar as dicas em prática e convidar os amigos e a família para fazer o mesmo. Lembre-se que pequenas ações podem fazer a diferença! 😉

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados