Sustentabilidade
06/09/2019 7 min

Tempo de leitura

Semana da Amazônia: 5 aplicativos para um dia a dia mais sustentável

Em comemoração ao Dia da Amazônia, conheça alguns aplicativos que estimulam hábitos sustentáveis para você pode colocar em prática para ajudar a nossa natureza!

No dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, data que celebra uma das maiores reservas naturais do planeta: a floresta amazônica, localizada na região norte do país. Considerada o maior bioma do Brasil, com a maior biodiversidade do planeta, a Amazônia tem cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, que se estendem por nove países da América do Sul.

A região, com um dos maiores registros de fauna e flora diversificadas, possui cerca de 40 mil espécies de plantas e aproximadamente 400 espécies de mamíferos. Além disso, dispõe de uma grande fonte de matérias-primas utilizadas em alimentação, comércio e até mesmo na medicina e tratamentos naturais.

A Amazônia é o pulmão do mundo?

A Amazônia não produz 20% do oxigênio do mundo, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Inclusive, todas as áreas verdes como selvas e bosques do planeta produzem juntos 24% deste oxigênio. Na verdade, as algas marinhas realizam a maior parte deste trabalho, produzindo cerca de 55% de todo o oxigênio do planeta, enquanto os outros 21% são provenientes de outras fontes.

Mas isso não quer dizer que o papel da floresta não seja de extrema importância para o ecossistema mundial. Entre os maiores benefícios da floresta pelo mundo estão a influência do regime de chuvas para as regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, umidade para toda a América do Sul e a estabilização do clima global. Além disso, o Rio Amazonas é responsável por levar um quinto da quantidade de água doce do planeta aos oceanos do mundo.

Apesar da movimentação de defensores da causa ambiental, incluindo ONGs e sociedades de proteção estarem chamando a atenção para questões de preservação e desmatamento, nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados no país foi a situação de desastre ambiental na região amazônica. Incêndios florestais que podem refletir a longo prazo não só na vida dos brasileiros, mas no ecossistema do planeta inteiro.

Segundo um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os índices de desmatamento na região começaram a disparar em julho deste ano, com cerca de 2.254,9 km² da região sendo atingidos. Em 2018, no mesmo mês, os índices estavam em 596,6 km², o que, comparando com o mesmo período deste ano, representa um aumento de 278%.

Existem maneiras de ajudar o nosso meio ambiente com práticas simples no cotidiano, de maneira que os efeitos negativos sejam menores para o nosso ecossistema. Faça o nosso quiz e descubra o quão sustentável é o seu dia a dia! Nós também fizemos uma lista com 5 aplicativos que reforçam atitudes mais sustentáveis para um cotidiano que não prejudique o meio ambiente, confira!

5 aplicativos para ajudar o meio ambiente

aplicativo-sustentabilidade

Yellow

Vá pedalando até o trabalho! Alugar bikes e patinetes elétricos nas grandes cidades tem sido uma tendência cada vez maior. Além de ser mais barato, é importante utilizar transportes alternativos, que não agridem e poluem o meio ambiente.  Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Ecofood

O app tem a proposta de evitar o desperdício de comida, mediando a relação entre restaurantes e consumidores, viabilizando refeições excedentes em condições perfeitas por preços mais atrativos. Ou seja, o consumidor ajuda o não-desperdício e ainda pode consumir um produto de qualidade economizando, basta escolher a refeição desejada e marcar a data e hora da entrega. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Rota da Reciclagem

O aplicativo indica pontos de coleta seletiva e reciclagem mais próximos dos usuários. Uma iniciativa da empresa Tetra Pak para estimular a reciclagem e o descarte consciente de embalagens longa-vida que, quando recicladas, podem virar telhas e até mesmo madeira sintética. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Consumo de energia doméstica

O app permite que o usuário capture as leituras de um ou mais medidores de energia elétrica da residência a qualquer hora do dia, além de mostrar o consumo diário, uma estimativa do uso com base na média e sugerir formas de economizar mais energia em casa. Disponível gratuitamente para Android.

Sai Desse Banho!

Para incentivar banhos mais rápidos, o SWU – movimento de conscientização pela sustentabilidade – criou o aplicativo que funciona como um despertador ecológico, que cronometra o tempo do seu banho e começa a tocar caso você ultrapasse o tempo limite. Disponível gratuitamente para iOS.

Ter práticas sustentáveis, mudar os nossos hábitos de consumo e a maneira como nos relacionamos, além de apoiar causas ambientais pode ajudar – e muito, o nosso planeta! E aí, você já conhecia algum desses apps? Conte pra gente nos comentários! 😉

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados