Sustentabilidade
03/05/2019 5 min

Tempo de leitura

Direção Defensiva: 5 dicas online para dirigir com mais segurança

Dicas de sites que te ajudam a ser um melhor motorista e colaborar para um trânsito mais seguro.

Durante o Maio Amarelo, muito se ouve falar sobre segurança no trânsito e novos comportamentos a serem adotados — mas sabemos que isso pode ser difícil. Por isso reunimos aqui cinco dicas rápidas que você pode colocar em prática facilmente e fazer do trânsito um lugar bem mais seguro! 

1. Faça uma revisão dos itens obrigatórios do seu veículo

 

Da próxima vez que for andar de carro, dê uma olhada geral nos itens obrigatórios. Os parachoques e os paralamas estão bem colocados? Os pneus — inclusive o estepe — estão calibrados e com os sulcos ainda presentes? Todas as luzes e faróis funcionando corretamente? Os cintos de segurança estão bem firmes? As paletas dos limpadores de para-brisa estão novas? Os espelhos estão na altura e ângulo certos? O extintor (se seu modelo tiver) está na validade? Triângulo de sinalização, chave de roda, macaco Tudo nos conformes? Toda essa checagem pode ser feita rapidamente e você já pode se programar para providenciar o que estiver faltando. 

   

2. Relembre as aulas de direção defensiva  

Conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade. Lembra-se desses pilares? É neles que se embasa a teoria da direção defensiva  um método criado para que motoristas conduzam da maneira mais segura possível, sendo responsáveis e minimizando os riscos que correm pela imprudência de outras pessoas. A CET oferece um curso gratuito e online pra ficar ainda mais fácil aplicar tudo! É só clicar aqui pra se atualizar e fazer as aulas na hora em que puder e de qualquer lugar. É um jeito bem prático de se manter sempre seguro! 

3. Revise o que sabe sobre dirigir em rodovias e estradas 

Andar por esse tipo de caminho pode ser um pouco mais difícil e talvez você precise refrescar a memória sobre alguns pontos. Lembre-se que andar com os faróis sempre ligados, mesmo durante o dia, é obrigatório. Além disso, manter uma distância segura dos veículos, sinalizar de maneira adequada ultrapassagens e ficar atento aos limites de velocidade são pontos básicos que já ajudam a garantir boa parte da segurança. 

Dirigir com sono, comendo, bebendo ou alcoolizado? Nem pensar. Se tiver alguma dúvida sobre as leis, o Código de Trânsito Brasileiro tem uma versão completa online com todas as normas para evitar acidentes  acesse clicando aqui! 

4. Pare de usar o telefone enquanto dirige  mesmo 

Todo mundo já sabe que usar o celular no trânsito é errado. Mas existem inúmeros motivos que nos fazem dar aquela “olhadinha rápida”. Pode ser uma mensagem que julgamos ser importante, uma checada nas redes sociais pra passar o tempo do semáforo fechado, uma ligação ligeira ou só trocar a música que toca no carro. Mas mesmo o que parece inofensivo pode ser bastante perigoso. Isso porque a atenção que dedicamos ao celular prejudica a rapidez dos reflexos. Em entrevista ao HuffPost Brasil, o advogado e gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária Renato Campestrini confirmou que esse hábito complica as coisas mesmo: “A uma velocidade de 100 km/h, percorre-se uma enorme distância em apenas poucos segundos, por isso uma distração pode ser fatal”. E segundo ele, o viva-voz e os fones de ouvido não diminuem o perigo. Ou seja: se algo parece realmente urgente, procure um lugar para estacionar e ver tudo com calma. Nenhuma mensagem vale o risco. 

 5. Dê uma olhada na qualidade do combustível do seu carro

Abastecer o veículo com combustível de qualidade duvidosa é um grande problema. Motor, catalisador, mangueiras e outros itens do sistema automotivo sofrem bastante. E além do prejuízo, você também fica sujeito a panes repentinas que podem causar acidentes. Mas saiba que tem solução! Qualquer consumidor pode exigir o teste de qualidade do combustível, seja ele gasolina ou etanol. Se estiver checando a gasolina, o teste feito em proveta só pode apresentar 13,5% de álcool. Se for medir a qualidade do etanol, confira a placa na própria bomba que indica o nível de segurança. Se estiver acima ou na linha vermelha indicada, está tudo certo. Dá pra pegar várias dicas também no canal do YouTube da Agência Nacional do Petróleo. Acesse clicando aqui! 

 

Tem hora pra tudo, até pra dialogar sobre a prevenção de acidentes no trânsito. É preciso estar sempre de olho para ter certeza de que condutores e pedestres estarão a salvo. Mande essa lista para os motoristas que você conhece e espalhe a segurança por aí!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

  • marisa says:

    Muito boas dicas!
    Se cada um fizer sua parte, todos saem ganhando!
    Tem coisas pequenas e simples mas que podem salvar vidas!
    Parabéns pelo conteúdo!

    • Dialogando says:

      Marisa, que bom que gostou do nosso conteúdo e das nossas dicas!

  • Antonio Rabello Junior says:

    Obrigado, porque muitas vezes esquecemos de coisas tão simples. Essas dicas podem salvar vidas.

    • Dialogando says:

      Antonio, você está certíssimo! É sempre bom relembrar algumas informações que ajudam à todos!

  • LEONARDO ALMEIDA says:

    Ótimas dicas…
    Parabéns!!!

  • gilson says:

    Lembrar de segurança nunca é demais, e a prática leva a evitar acidentes. Muito boas dicas.

    • Dialogando says:

      Gilson, segurança é um assunto sério e nunca é demais reforçarmos isso, né? Que bom que gostou das nossas dicas!

Artigos relacionados