A disseminação das fake news na internet vem se expandindo nos últimos anos, mas ganhou maior força com a grande popularização das redes sociais. No Brasil, um dos países com mais usuários no Facebook e no WhatsApp, não é diferente. Todos os dias surge um novo boato, geralmente ancorado em um assunto que esteja em discussão ou um acontecimento de impacto, como manda a cartilha das notícias falsas. Afinal, quanto mais quente o assunto, mais rápido queremos acessar a publicação e ser o primeiro a compartilhar com os amigos, certo?
É exatamente assim que acabamos caindo nessas pegadinhas virtuais. Sim, “acabamos”, porque um levantamento do Boatos.org – site desenvolvido por jornalistas brasileiros com o intuito justamente de identificar e desmentir as farsas digitais – mostra que em 2017 não foi só aquele parente desavisado que postou fake news no grupo da Família do WhatsApp – muitas pessoas andaram enviando conteúdos fraudados.
Confira abaixo se você foi uma delas!
Caiu a casa da Mega-Sena! – essa era a chamada para a mensagem falsa que supostamente revelava um esquema para fraudar loterias descoberto pela Polícia Federal. E balela não é novidade, pois vai e volta há alguns anos já. Veja aqui a explicação e o desmentido.
Lista do FGTS – a informação falsa alardeava que quem trabalhou entre 1998 e 2016 poderia receber dois salários mínimos e ainda pedia para o incauto clicar em um link para saber se seu nome estava na lista, expediente muito usado por cibercriminosos inclusive para ter acesso ao dispositivo e roubar dados. Veja aqui a explicação e o desmentido.
Pobre menina “cega” – este fake apelava para o bom coração dos brasileiros, com a lorota de que cada compartilhamento iria reverter em 10 centavos de euro para ajudar a pagar o tratamento de uma garotinha com deficiência visual. Obviamente não existe campanha . A menina sim existe, mas não tem nenhum problema visual. Veja aqui a explicação e o desmentido.
Papa dançando – milhares de pessoas compartilharam um vídeo em que o papa Francisco teria sido flagrado dançando merengue com uma mulher em uma festa. O tal “papa” era uma pessoa fantasiada em uma comemoração de halloween e, apesar do absurdo da situação, muita gente levou a sério! Veja aqui a explicação e o desmentido.
…
Se você gostou do assunto, confira o podcast especial que gravamos sobre notícias falsas!
Eu apoio esta ideia, os fake tem que ser extinto
A existência de notícias e perfis falsos com certeza é muito prejudicial hoje em dia, mas dificilmente iremos eliminar todos eles. Uma ótima maneira de combatê-los é saber identificá-los, assim não caímos em armadilhas. ? Temos uma excelente matéria com diferentes etapas para identificar perfis falsos, dá uma passadinha por lá!
Eu apoio está idéia
Ótima atitude, Francisco! Confira outras matérias no nosso pilar de Segurança!
Gostaria muito que não houvesse fakes. São absurdas as notícias falsas que, ingenuamente, muitos acreditam inclusive eu. 🙁
É verdade, Marli, por isso precisamos estar atentos a este conteúdo. Você já conferiu nosso passo a passo para identificar fake news? https://dialogando.com.br/olho-vivo-passo-passo-para-identificar-fake-news/
Ótimo trabalho p acabar com NOTÍCIAS FALSAS…. PPKCBR
🙂
Adorei seu site. Simplesmente show! Obrigado por compartilhar. Abraço e muito sucesso.
Como instalar esse app?
Oi, Sydney, para baixar, é só acessar as lojas de aplicativos dos smartphones de sistema iOS e Android para fazer o download. Depois conta pra gente o que achou.
Ótimo artigo, pois esclarece e avisa sobre o fake News. Paarabéns!
Muito obrigado, Norma!
Eu nunca perdi meu tempo compartilhando,e sempre verificava se as notícias eram boatos ,essa uma ótima matéria
Obrigado por seu comentário, Dineia!
As msg que eu recebo quando eu vejo que não é real eu deleto
Oi, Claudio. Faz bem, devemos mesmo tomar cuidado para não repassar fake news. 🙂
Oi nos noite, ótima a reportagem, retrata muito coisas que acontecem no dia a dia. Qualquer pessoa abre uma conta usa nossa foto, e se passa por nos mesmo. Recentemente fui vitima disso, isso é horrível, até em delegacia foi parar. Pegaram minha foto do instagram mudou do o usuário e começou mandar mensagens de ameaça para uma pessoa se passando por mim. Gente isso é horrível fui chamada pra delegacia para presta esclarecimento de algo que não fiz. Pior que não tem como provar. ??
Eu já recebi uma mensagem falsasa
Oi, Gracilene! Pois é, devemos estar atentos para identificar uma fake news, né? Confira também a nossa matéria “Passo a passo para identificar fake news” [https://dialogando.com.br/olho-vivo-passo-passo-para-identificar-fake-news/].
O importante é checar na internet antes de repassar determinadas mensagens que já vêm com conteúdo suspeito.
É verdade, Maurilucio! Para auxiliar nessa questão, fizemos um passo a passo para identificar fake news. Confira! [https://dialogando.com.br/olho-vivo-passo-passo-para-identificar-fake-news/].