Superar o término de um relacionamento pode ser complexo para quem está nas redes sociais, não é mesmo? Tanto para os casais que terminam “numa boa” quanto para aqueles em que o término rolou à base do pé de guerra!
Muitas vezes, há fotos do casal marcadas em outros perfis e, quando a gente nem imagina, eis que aparece alguma notificação de curtida lembrando momentos que dão até uma pontada no coração.
As redes sociais, aliás, contribuem muito pouco para a gente esquecer quem não sai da nossa cabeça. Especialmente quem ainda está naquela fase de xeretar o perfil do ex-parceiro ou parceira para flagrar se há novidades amorosas em sua vida de recém-solteiro.
Se você é da turma que acha infantil deletar o ex das redes sociais – até para mostrar que é capaz de conviver com ele ao menos na vida on-line –, as plataformas de relacionamento já trazem alguns recursos, que entregamos agora!
Superando términos de relacionamento com recursos do Facebook
A rede de quase duas décadas responsável pelo término do Orkut traz alguns caminhos que podem te ajudar a superar o término de um relacionamento com mais velocidade se você pausar o perfil do ex na plataforma.
O recurso reduz a exposição ao perfil que você escolher, limita conteúdos exibidos e permite alterar configurações de privacidade com essa pessoa.
Como fazer?
- Abra o Facebook e acesse o perfil do seu ex. Em seguida, toque no botão “Amigos”;
- Na lista de opções, selecione “Fazer uma pausa”;
- Em seguida, o Facebook exibirá todas as configurações disponíveis para fazer uma pausa e reduzir as aparições do ex no seu feed e você poderá:
- Ver menos: configuração que permite ver atualizações da pessoa apenas ao acessar o perfil. Ao habilitá-la qualquer publicação da pessoa será removida do seu feed e a plataforma não vai exibir perguntas para marcá-la em fotos ou enviar mensagens. Nessa tela, também é possível excluir ou bloquear o perfil;
- Limitar o que a pessoa pode ver: nesse caso, é possível adicionar o perfil à sua lista restrita para que o ex não veja suas publicações com a privacidade limitada aos seus amigos do Facebook;
- Editar quem pode ver publicações anteriores: essa opção permite alterar a privacidade de publicações que contenham o seu perfil e o perfil do ex. Aí, apenas as pessoas marcadas nesses conteúdos poderão visualizá-los. O recurso também possibilita a remoção das publicações que vocês têm juntos na linha do tempo.
O Messenger tem suas próprias configurações. Acesse a janela do chat e vá até os ajustes de privacidade para bloquear ou arquivar as conversas do ex-affair.
Superando términos de relacionamento com recursos do Instagram
O Insta também ajuda nessa missão, com o recurso de restringir pessoas na plataforma sem a necessidade de bloqueá-las e sem que elas nem fiquem sabendo.
A restrição limita apenas alguns tipos de interação. Diferentemente do bloqueio – quando as pessoas ficam sem acesso a seu direct, conteúdos e são impedidas de te encontrar nas buscas da plataforma –, é uma opção mais leve e silenciosa, já que seu ex continua te seguindo.
Uma pessoa restrita precisa ter as interações aprovadas por você antes de se tornarem públicas, mas ela não ficará sabendo que suas interações não estão mais visíveis para todos.
O recurso acaba sendo interessante para quem, por exemplo, não quer ter surpresas comprometedoras em comentários de posts, mas também não quer que ele se sinta totalmente abandonado por saber que o término pesou mais para um que para outro.
De qualquer forma, vale lembrar que, se a presença do seu ex te incomoda mesmo nas mídias sociais, e ele continua te procurando sem seu consentimento, isso pode ser uma red flag. Aí você deve avaliar se, de fato, compensa manter essa relação, mesmo nas redes.
Como fazer?
- Acesse seu “Perfil”;
- Clique em “Configurações”;
- Vá para “Privacidade”;
- Em seguida, toque em “Contas restritas”;
- Procure pela conta que deseja restringir em “Pesquisar”;
- Encontrou? Então, basta tocar em “Restringir conta”.
“Sumindo do mapa” para o seu ex no TikTok
No TikTok, se você não quer que seu ex acompanhe o que vem acontecendo na sua vida para superar o término do relacionamento e evitar mensagens por lá, você pode aumentar a privacidade de seus vídeos. O recurso é similar ao do Insta, que permite que apenas pessoas selecionadas da sua lista de amigos possam ver alguns stories.
Como habilitar?
Para alterar a configuração de privacidade de uma nova publicação:
- Ao criar seu vídeo, toque em “Quem pode assistir a este vídeo” na tela “Publicar”;
- Escolha uma configuração de privacidade.
Para alterar a configuração de privacidade em um vídeo já publicado:
- Acesse o vídeo que deseja atualizar. Você pode encontrar seus vídeos no meu “Perfil”;
- Toque no botão “Mais opções” na lateral do vídeo;
- Clique em “Configurações de privacidade” na parte inferior;
- E em “Quem pode assistir a este vídeo”. Em seguida, escolha uma configuração de privacidade.
Términos são quase sempre difíceis, mesmo para quem teve a iniciativa. Cada um processa o fim do relacionamento à sua maneira, mas o senso comum indica que algumas medidas são fundamentais: se distanciar do ex ou da ex, se dedicar a atividades que goste e cuidar mais de si mesmo.
Está passando por isso e não sabe o que fazer?
Conte nos comentários o que vem sentindo, mas lembre-se: dê tempo ao tempo. Tudo passa!