Cinco aplicativos para a terceira idade

16 de fevereiro de 2017

Com a nova era da tecnologia, cada vez mais as pessoas têm se conectado às redes sociais, inclusive da terceira idade. Ligados nessa tendência, cada vez mais, surgem aplicativos que pretendem funcionar como facilitadores em tarefas do dia a dia dessa faixa etária.

Segundo dados de 2015 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos que usam a internet passa de 80% no sul e sudeste no Brasil, não sendo menor que 67% no restante do país.

Já um estudo da AVG Technologies, empresa de segurança na internet, afirma que três em cada quatro pessoas da terceira idade usam o Facebook e, quatro em cada cinco têm um smartphone. Diante desse cenário, surgem produtos digitais com maior foco na faixa etária. As opções e inovações são diversas: vão desde smartphones adaptados até sites de relacionamentos à distância.

5 aplicativos para idosos

EyeReader

O EyeReader é um dos apps para idosos que traz facilidades para o dia a dia. Ao transformar o smartphone numa lente de aumento, por meio da luz LED do iPhone, o aplicativo ajuda idosos a lerem letras pequenas, sem depender de ajuda alheia.

Para utilizá-lo é muito simples, basta colocar os dois dedos na tela e ir separando-os para ampliar o texto na intensidade desejada. Além disso, o EyeReader fornece também um botão de ajuda que funciona em todas as orientações de tela. Disponível gratuitamente para iOS.

Lumosity

O Lumosity é um aplicativo para idosos disponível para smartphones que tem por objetivo treinar a memória e a atenção. Com um conjunto de jogos mentais, frequentemente atualizados, os usuários estão sempre treinando diferentes capacidades e estímulos.

O Lumosity é um dos apps que já soma dezenas de milhões de downloads no mundo todo. Por aqui, está disponível para Android.

Red Panic Button

Este aplicativo pode ser muito útil para idosos que vivem sozinhos ou longe de parentes e amigos, já que é possível pedir ajuda em caso de emergências, como mal-estar ou queda, por exemplo.

Para utilizá-lo, basta apertar o grande botão vermelho que encontra-se no meio da tela. Desta forma, o aplicativo envia uma mensagem para quantas pessoas quiser, seguida de um link com a localização. O pedido é enviado através do meio escolhido, podendo ser Twitter, SMS, e-mail, etc. Está disponível para smartphones Android e iOS.

Alerta para medicamentos

Assim como pessoas de todas as idades, os mais velhos também podem esquecer de tomar os medicamentos na hora necessária. A tecnologia pode ser uma ótima aliada para essa questão, já que existem aplicativos como esse, que funcionam como um lembrete.

Nele, é possível organizar uma agenda com os dias e horários para cada medicação, além de ser possível configurar o envio de uma mensagem para familiares, amigos e profissionais da saúde de confiança, com a intenção de que estes lembrem a pessoa também.

Disponível em smartphones Android e iOS.

Rádio Saudade

É isso mesmo! Esse aplicativo é para os mais velhos matarem as saudades dos hits de sucesso dos anos 50, 60, 70 e 80. É possível também adicionar e escutar algumas rádios americanas de época, disponibilizando uma grande variedade de sons para aproveitar! Disponível para Android.

A tecnologia é algo que tem alcançado a todos, inclusive as pessoas da terceira idade. Por isso, tantos aplicativos são recursos que oferecem bastante ajuda no dia a dia e ainda servem como uma forma de inclusão digital.

E você, conhece algum aplicativo bacana que não foi citado aqui? Diga nos comentários!

Fonte: Dialogando - Cinco aplicativos para a terceira idade Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica