Comportamento
31/05/2019 6 min

Tempo de leitura

Você conhece os Doodles do Google?

Os Doodles do Google são todos os logotipos comemorativos que aparecem no buscador. Você lembra quais foram marcantes? Confira aqui!

Toda vez que você abre a página inicial do Google, encontra uma caixinha de buscas, botões de pesquisa e o logotipo do site, todo colorido, no topo.  Mas em datas comemorativas, feriados e aniversários de grandes personalidades, essa figura muda um pouco e ganha um novo design. Estes são os chamados “Doodles” (inglês para “rabiscos”), que encantam – e intrigam! – usuários do Google.

O primeiro de todos apareceu em 30 de agosto de 1998. Larry Page e Sergey Brin, criadores da ferramenta, estavam indo ao festival Burning Man, um evento cultural anual americano. Para avisar que estariam fora de suas cadeiras no escritório e que não poderiam ajudar em caso de queda de servidores do site durante aquele período, adicionaram a ilustração oficial do Burning Man ao logo do Google. A ideia era informar a ausência de uma maneira descontraída e foi muito bem-recebida.

Dois anos depois, a dupla pediu para que Dennis Hwang, estagiário deles na época, criasse uma imagem em homenagem ao Dia da Bastilha. Fogos de artifício, uma bandeirinha da França e os dizeres icônicos da Revolução Francesa, “Liberté, Egalité, Fraternité”, foram adicionados ao logo do Google e foi o maior sucesso! Estava, então, consolidada a ideia de comemorar datas importantes fazendo essas brincadeiras.

Com o tempo, tudo foi evoluindo e Doodles com animações, jogos, vídeos e outras interações divertidas foram surgindo. Atualmente, existem mais de 4 mil Doodles, entre lançamentos mundiais e regionais. Aqui, listamos alguns Doodles do Google que você precisa conhecer — ou relembrar!

1. Doodle de aniversário de 30 anos do jogo PAC-MAN (2010)

PAC-MAN é amado por várias gerações. Simples, esse Doodle é uma versão do jogo para ser jogada pelo computador. Clique no botão “insert coin” e, usando as teclas direcionais do teclado (← ↑↓ →), saia por aí comendo pontinhos até chegar à cereja. Mas tenha cuidado com os fantasmas, hein!

CLIQUE AQUI para jogar!

2. Aniversário de Johann Sebastian Bach (2019)

Em comemoração à vida e obra do compositor alemão, esse Doodle traz uma minioficina de composições! Há uma breve explicação sobre como as harmonias de notas musicais fazem uma melodia soar bonita e, em seguida, você é convidado a fazer suas próprias composições musicais! No final, a inteligência artificial harmoniza suas notas, criando uma canção única que você pode compartilhar com quem quiser! Esse foi o primeiro Doodle a usar inteligência artificial.

CLIQUE AQUI para jogar!

3. Doodle do Dia das Bruxas de 2016

O Dia das Bruxas é um momento em que os doodlers — como são chamados os profissionais que trabalham criando esses itens — usam para soltar ainda mais a criatividade. Em 2016, quem abriu a página inicial do Google se deparou com um joguinho chamado “Magic Cat Academy” (algo como “Escola para Gatos Mágicos”, em tradução livre). Ali, você é um gato preto que está aprendendo a derrotar fantasmas assustadores usando magia. Com o mouse, desenhe os formatos indicados para fazer todos os inimigos sumirem! E fique de olho, porque a velocidade vai aumentando cada vez mais — junto à diversão!

CLIQUE AQUI para jogar

4. Doodle de basquetebol nos Jogos Olímpicos de 2012

Para comemorar a chegada dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, uma série de Doodles interativos foi criada. E o temático de basquete foi um dos mais interessantes. Usando apenas a barra de espaço, você precisa tentar acertar o máximo de cestas possível em 23 segundos! É preciso dosar o tempo para não jogar forte ou fraco demais. Ótimo pra competir com os amigos, hein?

CLIQUE AQUI para jogar!

5. 155º Aniversário do Pony Express

O Pony Express, que se traduz como “Expresso Pônei”, foi um correio expresso estadunidense do século 19. Funcionou apenas por um ano, de 1860 a 1861. O grande diferencial dele? Tudo era feito a cavalo! Numa rota entre as cidades de St. Joseph, em Missouri, até Sacramento, na Califórnia, carteiros levavam correspondências cruzando partes selvagens desse caminho — coisa que só dava pra fazer a cavalo naquela época.

Tudo foi substituído por linhas de telégrafos, mas a história ficou no imaginário da população e é muito querida por aqueles que amam a imagem dos caubóis. No jogo, você é o próprio carteiro coletando envelopes pelo caminho, deve ficar atento aos obstáculos e ser rápido no raciocínio e nas teclas direcionais (← ↑↓ →)!

CLIQUE AQUI para jogar!

Todos os Doodles publicados podem ser encontrados no Arquivo de Doodles do Google, clicando AQUI. Existem muitos mais jogos, vídeos e dá pra aprender muito sobre história e curiosidades de vários outros países se divertindo bastante. Que tal compartilhar com aquele amigo que adora jogos no computador? 😉

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados