estrelas-alem-do-tempo

Estrelas além do tempo

Estrelas além do tempo

O filme Estrelas Além do Tempo mostra uma história real. O papel fundamental de três mulheres negras na vitória dos Estados Unidos na corrida espacial travada contra a União Soviética.

Inegavelmente, muitas mulheres realizaram feitos marcantes e tiveram trajetórias de vida incríveis, porém nunca foram reconhecidas. Por outro lado, os avanços dos direitos das mulheres também trouxeram à tona algumas dessas narrativas, como é o caso do longa metragem de Hollywood.

A equipe de mulheres negras liderou uma das maiores operações tecnológicas na história americana e as cientistas se tornaram verdadeiras heroínas do país. Baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly, Estrelas Além do Tempo mostra a realidade dessas mulheres.

Elas que trabalhavam na Nasa na década de 60, durante a corrida espacial: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

Desde meados da década 30, a Naca (instituição que deu origem à Nasa) já contratava mulheres como computers, cuja função era realizar cálculos que seriam feitos no futuro por computadores.

Apesar da importância, era um posto pouco valorizado na época. No entanto, três mulheres negras romperam as barreiras do preconceito foram responsáveis pelos complicados cálculos matemáticos que permitiram a ida do primeiro americano ao espaço.

As dificuldades no ambiente de trabalho parecem ter sido diretamente proporcionais ao desempenho delas: na época, existia um forte segregacionismo nos EUA e o machismo era latente.

No entanto, nenhum obstáculo foi suficiente para impedir que elas fossem parte essencial para o programa espacial do país. Conheça um pouco das histórias reais que o filme retrata:

estrelas-alem-do-tempo
Fonte: Vivo Dialogando - Estrelas além do tempo (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Matheus Pretorian

    12/06/2018 22:10

    Assisti e recomendo. Um filme muito bom!

    • Dialogando

      21/06/2018 17:41

      :)

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)