Comportamento
02/07/2019 7 min

Tempo de leitura

4 canais de histórias para crianças no Youtube

Conheça os canais mais legais de contos infantis. Todos eles são focados em contar histórias para crianças de um jeito divertido e lúdico!

A tecnologia é uma aliada em vários momentos familiares. Se antes era um pouco difícil variar e se lembrar de um monte de histórias para crianças, hoje existem canais no YouTube especializados nisso, com atrizes e atores que arrasam em suas narrativas e trazem materiais que vão de grandes clássicos, como contos de fadas, até novidades da literatura infantil e obras próprias! O Dialogando separou alguns deles para você incrementar seu repertório de contos e curtir junto com os pequenos. Olha só:

1. Histórias para Crianças com Carol Levy (acesse aqui)

Carol é cantora e contadora de histórias. Ela já fez de tudo: trabalhou em agências de publicidade, dublou, teve uma banda… Mas, segundo ela, ser uma contadora de histórias faz seu coração bater mais forte! Carol conta tudo de uma maneira clara, respeitando o tom da história e usando ilustrações feitas pelas crianças espectadoras para complementar. Além de contos, o canal tem clipes musicais, curiosidades e o “Carol-kê”, um karaokê feito para crianças!

2. Varal de Histórias (acesse aqui)

O Varal é comandado por Juçara Batichoti — atriz e contadora. Ela usa fantoches, fantasias e até chama convidados para ajudar no vídeo! Tem de tudo: leitura de livros atuais, fábulas clássicas e até tutoriais de como reproduzir alguns dos fantoches em casa para que as crianças possam reviver a história quantas vezes quiserem e criarem suas próprias!

3. Fafá Conta Histórias (acesse aqui)

Fafá é o apelido de Flávia Scherner, uma contadora que criou seu canal em 2015. Desde então, ela usa suas técnicas para contar histórias para crianças separando-as por temas, como Dia das Mães, dos Professores, das Crianças… O destaque vai para o segmento “histórias de empoderamento”, com contos lindos sobre autoaceitação, autoestima e igualdade, e que explica quem foram pessoas importantes como Malala, Frida Kahlo e Rosa Parks. Imperdível!

4. Marina Bastos Conta Histórias (acesse aqui)

Marina Bastos já apareceu algumas vezes na TV, mas a maior parte do seu trabalho está nesse canal. Ali, ela lê e narra histórias sozinha ou acompanhada por Ricardo Ferri, músico que ajuda na narrativa fazendo sons e tocando canções. Ela também dá dicas sobre como ser uma pessoa que conta histórias muito bem! Assim, dá pra usar sempre que for ler algo bacana para as crianças!

DICA BÔNUS: Histórias para Crianças do Brainstorm9

Conhece o Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes? Esse não é um canal no YouTube, mas sim um podcast! Produzido pelo Brainstorm9, ele traz contos sobre mulheres importantes da história, lidos por personalidades superinteressantes. Tem Daniela Mercury, Astrid Fontenelle, Sarah Oliveira e mais um monte de mulheres notáveis.

Os contos são retirados da já aclamada série de livros Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes. Como é só áudio, fica perfeito pra se aninhar com as crianças, ouvir e ensiná-las que todo mundo pode ser o que quiser. Para conferir, clique aqui!

Lembre-se sempre de que, seguindo as diretrizes da Academia Americana de Pediatria, é preciso ficar de olho no tempo em que a garotada passa na frente das telas. A recomendação é de que até os 2 anos de idade elas não sejam expostas a essa alternativa de entretenimento.

Depois disso, uma horinha por dia até os 5 anos. Daí pra frente, cabe aos adultos responsáveis pensarem em como delimitar o tempo de maneira saudável. E curtir os conteúdos com os pequenos é sempre a melhor maneira de monitorá-los! Assim, todos os jeitos de brincar e se entreter ficam bem equilibrados!

A hora de ouvir histórias para crianças  é muito importante para o desenvolvimento infantil. Com elas, os pequenos pensam sobre a própria vida e experiências, exercitam a imaginação e o pensamento lógico. Eles desenvolvem novas formas de ver o mundo, conhecem outras culturas, criaturas e estreitam ainda mais os laços com o adulto que está com elas nessa jornada. Que tal aproveitar a lista e ouvir uma dessas hoje mesmo? 🙂

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados