Ouça o podcast: Crianças, tempo livre e tecnologia

É recompensador chegar em casa após um dia conturbado e recarregar as energias ao lado dos filhos, seja com ou sem tecnologia. Afinal, se tem uma coisa que todos concordamos é que as crianças têm ânimo de sobra, e principalmente quando eles têm bastante tempo livre, os pais possuem um grande desafio em mãos.

A tecnologia é nossa aliada para entretê-las, mas como ter controle em questões como classificação indicativa e tempo de uso? Conversamos com duas especialistas e, principalmente, mães — Marcella Chartier, jornalista e podcaster do Mãezonas, e Rosângela Sampaio, psicóloga, palestrante e escritora.

O ideal é saber quando tirar os pequenos da frente da TV: “Para mães e pais cuidadores, a tecnologia pode ser uma super aliada naqueles momentos em que acaba a nossa energia e a das crianças, não. Melhor ter uma alternativa de qualidade pra eles e tirar um tempinho para si do que exigir presença o tempo todo, o que é inviável pra quem precisa trabalhar em tempo integral, por exemplo. Além disso, existem referências legais, não só educativas. Acho que não precisa necessariamente ser um conteúdo que ensine algo, o entretenimento também tem muito valor.”, diz Marcella.

A tecnologia traz benefícios para a vida dos filhos, desde que usada de maneira controlada: “O maior benefício, quando usada com responsabilidade no entretenimento das crianças, é possibilitar o aprendizado de forma lúdica, testar habilidade de concentração e desempenho do raciocínio lógico, além de estimular o senso crítico. Os pais devem impor limites para que o uso não se torne excessivo ou até mesmo um vício, o que não é nada benéfico nem saudável”, diz Rosângela.

Confira na íntegra o bate-papo no player acima e nos conte como você usa a tecnologia a seu favor nos momentos de tempo livre das crianças!

Fonte: Dialogando - Ouça o podcast: Crianças, tempo livre e tecnologia (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Ouça o podcast: Crianças, tempo livre e tecnologia 2020-02-12 14:53:32
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)