Ouça o podcast: Setembro Amarelo
Desde 2015, durante todo o mês de setembro acontece a campanha “Setembro Amarelo”, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo de prevenir e conscientizar as pessoas, além de promover medidas para um debate saudável sobre o assunto.
No mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano. Isso quer dizer que, a cada 40 segundos alguém atenta contra a própria vida, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). A Organização ainda aponta que a “violência autodirigida”, como é reconhecida na lista de ameaças à saúde, é a 14ª maior causa de mortes no mundo.
Entretanto, a OMS também indica que uma das maiores dificuldades no que se refere à prevenção e à conscientização sobre o suicídio é identificá-lo como um problema de saúde pública.
Tratar o assunto como “tabu” ou não falar sobre isso pode afastar a pessoa da família, dos amigos e até mesmo fazê-la desistir da busca por ajuda profissional.
Para falar melhor sobre o assunto, convidamos a Dr.ª Lais Lundstedt Kahtalian (@almanaquepsi), psiquiatra pelo IAMSPE, docente da Pós-graduação em Suicidologia da USCS, e Amanda Ramalho, jornalista há mais de 15 anos e apresentadora do podcast Esquizofrenoias, pioneiro no assunto sobre saúde mental. Ouça o podcast sobre Setembro Amarelo no Spotify ou no player acima!