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Stories criativos: conheça 6 dicas para explorar o Instagram

Stories criativos: conheça 6 dicas para explorar o Instagram

Existe cerca de 1 bilhão de usuários no Instagram e, aproximadamente 500 milhões postam stories todos os dias, segundo dados do próprio Instagram divulgados em janeiro de 2019.

Não à toa o recurso ganhou a atenção – e o perfil – de todo mundo. Localizado lá no alto da página, e não no feed, os stories aparecem muito mais do que posts normais, nem precisa rolar a página para saber que tem um novo.

Como só ficam no ar por 24 horas e é preciso clicar neles para ver o conteúdo, isso incentiva os seguidores a visualizarem logo para não perder.

Outro levantamento da rede social, realizado em 2018, apontou que 64% do público acham que os stories trazem conteúdo mais estimulante e criativo, além de conferir maior autenticidade na comunicação com os amigos ou a família.

Então que tal aproveitar algumas dicas para deixar seus stories mais criativos também?

6 dicas para stories criativos

Inclua músicas nos seus stories. Estudo da Brandwatch aponta que pelo menos 60% dos stories são assistidos com o som ativado quando disponível, tornando o conteúdo mais atrativo.

Pode ser feito de três formas: aplicando o recurso “Música”, mas essa opção ainda está em implementação e não aparece para todos os usuários. Colocando a música para tocar no smartphone e fazer a captação de vídeo com ela ativa ao fundo.

Inserindo diretamente do Spotify, clicando nos três pontinhos ao lado do nome da música, depois em Compartilhar e por último em Instagram Stories.

Poste logo no início do story o conteúdo mais interessante. A chance de o visitante continuar assistindo até o final aumenta muito se sua atenção for conquistada logo no começo.

Se for unir vários stories de 15 segundos em um só, não passe de sete clipes. Dados da Buffer, empresa de ações de marketing nas redes sociais, mostram que a partir deste número a visualização completa do story cai 70%.

Siga o perfil do próprio Instagram para receber as notificações e fique de olho nos stories postados ali. É dessa forma que, em geral, a rede social anuncia os novos recursos ou mudanças que você pode adotar para incrementar seus stories logo no lançamento.

Se o seu story cita algum amigo ou aquela marca do coração, por que não marcar e aumentar a repercussão? Basta inserir o adesivo @menção e colocar o nome do usuário ou empresa.

Quando você é marcado, recebe uma notificação no Direct com um botão para compartilhar esse conteúdo no seu stories se desejar. O autor original do story constará na sua publicação, mas é possível adicionar adesivos e outros efeitos.

Também é possível compartilhar o conteúdo do feed de outras pessoas nos seus stories. Para isso, vá até o post, clique no ícone de avião de papel abaixo do vídeo ou foto, clique em Adicionar publicação a sua história.

Embora o story dure apenas 24 horas, você pode salvá-lo usando o recurso Destaque do seu perfil para que seus seguidores possam assistir a qualquer momento.

Para isso, abra o story que quer guardar, clique em Destaque na parte inferior da tela, nomeie o story e toque em Adicionar, seguido de Concluir. Esse conteúdo também aparecerá destacado logo abaixo de sua foto do perfil, acima dos posts, dentro da área Destaques.

Mas e o conteúdo? Tem jeito de deixar mais atrativo e impactante? Sim. Dá para usar os recursos que o próprio Instagram já oferece, criando stories originais, divertidos e emocionantes!

6 funções do Instagram para stories mais criativos

Stories criativos

As possibilidades de tornar seu conteúdo surpreendente não param por aí. Com o sucesso dos stories, a cada dia são lançados novos aplicativos para deixar seu story com seu estilo, seja sofisticado, despojado ou brincalhão. Confira:

6 aplicativos gratuitos para explorar o Instagram

Adobe Spark Post

Além de efeitos de animação caprichados, traz várias opções de dimensionamento da imagem para as redes sociais, filtros, imagens, fundos e fontes para transformar seu story em grande atração. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

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Canva

Uma boa opção para design mais atraente, possibilita ao usuário escolher entre diversos tipos de molduras já prontas, 130 diferentes fontes e cortar, ajustar brilho e contraste, reposicionar e girar, para garantir os resultados mais originais. Disponível gratuitamente para iOSAndroid.

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PhotoGrid

Permite fazer colagens de vídeos e fotos, com recursos como remover objetos e detalhes da imagem, trocar o fundo e até mesmo colocar ou remover a maquiagem em uma selfie. Também inclui várias opções de gifs para a montagem de memes hilários que vão surpreender os amigos. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

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Font Candy

O aplicativo disponibiliza dezenas de opções de fontes, inclusive com efeitos especiais, semelhantes ao WordArt do Office. Há ainda opções de imagem com uso gratuito e o usuário pode incluir novas fontes, se desejar, dando  destaque de forma personalizada aos textos dos stories. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

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Vue

Perfeito para dar um tratamento especial nos vídeos do seu story. Permite reunir vários vídeos curtos em um só até 60 segundos, colocar um filtro bem diferente entre os 12 disponíveis, selecionar emoticons e ícones, além de adicionar a música que você quiser como trilha sonora entre as disponíveis na playlist do app. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

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Unfold

Considerado o aplicativo ideal para “contadores de histórias”, traz um amplo kit de ferramentas para destacar seu story, com 25 templates – ou modelos – já prontos de design, todos estilosos e muito elegantes, que darão um ar profissional ao seu post. Mas você também criar versões personalizadas com colagens de imagens, bordas e fontes bacanas.

É um dos mais utilizados para stories, com cerca de 100 mil downloads por dia, e preferido também por celebridades como Selena Gomez e Ashley Tisdale. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

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Stories mais relevantes vêm primeiro, com uma ajudinha do algoritmo

Já reparou que ao acessar o Instagram, você vê primeiro os stories e posts dos amigos ou familiares mais chegados? E que geralmente não estão em ordem cronológica de postagem?

Isso não é aleatório e quem faz essa seleção personalizada para você é o algoritmo, sistema de inteligência artificial que observa toda a sua interação na rede e identifica quem é mais relevante para você.

Monitorando os perfis que você mais visita, tudo o que você curte ou comenta, não só no Instagram, mas no Facebook também, já que as duas redes são conectadas. Isso vale até para a lista de quem visualizou seu story. Vai aparecer lá no topo as pessoas que, segundo o robô (algoritmo), são mais importantes na sua vida – pelo menos na virtual.

Fonte: Vivo Dialogando - Stories criativos: conheça 6 dicas para explorar o Instagram (2019)

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