Comportamento
12/07/2019 6 min

Tempo de leitura

A tecnologia ajuda a reencontrar velhos amigos

A tecnologia, ou melhor, a internet e as redes sociais são grandes aliadas para o reencontro de velhos amigos. Quer matar a saudade também? Veja aqui algumas histórias!

Já parou para pensar em como a tecnologia é capaz de conectar e reaproximar amigos de longa data? Isso porque com a popularização das redes sociais, é muito mais fácil restabelecer o contato com amigos antigos!

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelas empresas We Are Social e Hootsuite, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Em números, isso representa cerca de 130 milhões de pessoas. Já a PNAD Contínua TIC 2017, pesquisa domiciliar do IBGE, divulgou que o percentual de domicílios que utilizavam a internet subiu de 69,3% para 74,9% de 2016 para 2017 no Brasil. Ou seja, difícil mesmo é encontrar alguém que não esteja conectado!

Por isso, para comemorar o Dia Internacional da Amizade, celebrado em 20 de julho, o Dialogando trouxe algumas histórias sobre encontros e reencontros de velhos amigos, confira abaixo!

Histórias de quem reencontrou velhos amigos

Luciane Martins e Marcos César

Luciane Martins, 49 anos, e Marcos César, 52, contam que namoraram na época da adolescência, mas depois do término perderam o contato. “Não nos falávamos há uns 20 anos, foi uma surpresa encontrá-lo no Facebook”, comenta Luciane. “Ela me mandou uma mensagem e nós logo começamos a conversar”, afirma Marcos.

Sobre as possibilidades que a tecnologia oferece para reencontrar velhos amigos, os dois compartilham da mesma opinião: “Acredito que as redes sociais conseguem diminuir distâncias, além de aproximar pessoas que não se viam há anos”, Marcos relata e Luciane completa: “Acho incrível encontrar essas pessoas, porque em algum momento elas fizeram parte da nossa vida, né? Mas por conta da rotina e das mudanças, acaba sendo normal perder o contato. Ter a chance de trazer pessoas importantes de volta para nossa vida usando esse tipo de ferramenta é muito legal”, finaliza.

Atualmente, apesar do dia a dia ser muito corrido, os amigos conversam constantemente e marcam de se encontrar sempre que há um espaço livre na agenda dos dois: “A amizade pode ser diferente do que era antigamente, porque não nos vemos com tanta frequência, mas, mesmo após tanto tempo, o carinho ainda é o mesmo”, Marcos relata nostálgico.

Claudia Barbieri  

Essa também é a história da dentista Claudia Barbieri, de 54 anos, que conta ter reencontrado muitos amigos da época da escola e da faculdade por meio do Facebook. “Utilizo as redes sociais desde quando elas chegaram no Brasil, desde a época do Orkut, MSN e agora o Facebook, sempre estive muito conectada” comenta e completa: “Isso me deu a chance de reencontrar velhos amigos da época da escola, pessoas do ensino médio e até colegas da faculdade”.

Ela também conta que acha incrível como a tecnologia pode aproximar as pessoas e ajudá-las a vencer qualquer distância. Claudia ainda narra um reencontro inusitado que vivenciou por conta das redes sociais com uma amiga, com quem trabalhou há mais de 25 anos. “Essa moça entrou em contato comigo por meio do Facebook e logo começamos a conversar. Éramos muito amigas na época do trabalho, mas perdemos o contato, não tive notícias dela por anos”, comenta e relembra: “O bate-papo foi muito legal, começamos a falar sobre as nossas vidas e até trocamos algumas dicas sobre trabalho”.

As amigas agora estão tentando conciliar as agendas e tomar um café juntas. “Ela mora no Rio de Janeiro e eu estou em São Paulo, são centenas de quilômetros de distância, mas já estamos marcando um dia para nos encontrarmos” relata, e finaliza: “Tem coisa melhor que conhecer a ‘cidade maravilhosa’ e ainda colocar o papo em dia? ”.

 

Tanto Claudia quanto Luciane e Marcos já reencontraram vários amigos de tempos atrás. Atualmente, é comum todos eles participarem de reuniões de turma, churrascos, festas de aniversário e comemorações, e, até mesmo quando não é possível participar desses encontros pessoalmente, o uso da tecnologia aliado às redes sociais pode ajudar a diminuir a saudade entre as pessoas.

Se conectar e se aproximar dos amigos de longa data para conversar, desabafar, rir e relembrar dos bons tempos devem ser ações para praticar sem moderação! E você, já reencontrou algum amigo especial com o auxílio da tecnologia? Conte pra gente nos comentários! ☺

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados