Inovação
27/06/2019 4 min

Tempo de leitura

O avanço tecnológico está mudando a forma como você trabalha?

O avanço tecnológico está mudando diversos cenários, um deles é o mercado de trabalho. Você já sentiu que a tecnologia trouxe mudanças no seu emprego?

Poderia o avanço tecnológico mudar a forma como fazemos nosso trabalho? Com ela, cada vez mais rapidamente nosso trabalho vai tomando formas diferentes do que originalmente era. Porém, isso não significa algo ruim — muito pelo contrário! O avanço tecnológico revolucionou e, de acordo com seus desenvolvimentos, vem revolucionando algumas áreas do mercado de trabalho.

A tecnologia não está afetando o mercado para substituir o trabalho humano, mas sim para complementá-lo. Profissões atuais sofrerão modificações, e até novas serão criadas! Mas nada será possível sem a integração das pessoas. De acordo com Christiane Berlinck, em uma matéria do Estadão, “passaremos a ter foco em atividades mais estratégicas e perderemos menos tempo com as automáticas e rotineiras que podem ser facilmente conduzidas por uma máquina”.

Uma outra pesquisa também constata a praticidade que a tecnologia nos traz: de acordo com um estudo do ManPowerGroup, lançado em 2017, as tarefas dos empregados se tornarão menos rotineiras e mais satisfatórias, enaltecendo as características humanas, como criatividade e inteligência emocional.

Depoimentos sobre o avanço tecnológico na prática

O Dialogando resolveu bater um papo com quem viveu as mudanças do avanço tecnológico de verdade. E a Milú Müller, dona do estúdio de dublagens Tempo Filmes há 25 anos, afirma: “a tecnologia foi fundamental, o processo de gravação ficou muito mais ágil (…) temos muito mais recursos do que tínhamos antes”.

Outra mudança também muito fácil de se perceber foi na área do  ensino escolar. Roberto Rodrigues, professor de várias matérias no Colégio 3 de Maio, conta que suas aulas são nitidamente mais dinâmicas com recursos tecnológicos, agora permitidos pela escola que leciona. “A tecnologia é uma ferramenta facilitadora no que diz respeito a não perder tempo em sala de aula fazendo cópias, por exemplo”, completa.

Além de Milú e Roberto, você pode ouvir os especialistas Cris Dias e Alexandre Matias falando mais sobre como os avanços mudaram nossa maneira de trabalhar no Podcast Dialogando! Para ouvir, é só clicar no player abaixo ou acessar o Spotify.

Os avanços tecnológicos trazem mudanças que expressam qualidades para o trabalhador e, por consequência, facilidades. A forma como trabalhamos está sendo cada vez mais aprimorada. Tem hora pra tudo! Que tal separar um tempo para refletir sobre o que a tecnologia nos trouxe de melhor? Deixe nos comentários!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados