Se você está com tempo livre e sem ideias, sem grana e sem paciência para os passeios de sempre, saiba que os aplicativos te ajudam a escolher lugares novos para visitar com os amigos. Assim como os aplicativos ajudam muito com as dicas de viagem, também existem os que ajudam você a explorar até mesmo os lugares que você acha que já conhece.
Grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, por exemplo, sempre têm algo novo para conhecer. Uma dica é baixar apps que deem dicas em tempo real do lugar onde você está.
O Foursquare é um desses aplicativos e ajuda você a encontrar os melhores lugares para se divertir. O cadastro para ter acesso é bem simples e rápido.
O FourSquare tem um serviço chamado check-in. Basta dizer onde você está e o aplicativo usa a localização geográfica para mostrar uma lista de estabelecimentos e lugares a sua volta, como restaurantes, teatros, praças, cafés, empresas e locais públicos.
A ferramenta, uma das mais conhecidas mundialmente, fez a cabeça da galera também pelas informações compartilhadas dentro da plataforma digital, que é uma rede social em que a pessoa pode avisar onde está, principalmente, compartilha lugares com os amigos.
O usuário pode ainda fazer um comentário sobre o lugar, transformando o FourSquare em um guia informal com a opinião de seus contatos. O aplicativo também mostra comentários sobre os estabelecimentos próximos, o que é uma boa para saber onde tem um bom restaurante, um café ou uma praça bacana nas redondezas.
A plataforma divide as opções de passeios em café da manhã, almoço, jantar, café e chá, vida noturna e coisas para fazer. E você ainda pode criar sua lista de lugares preferidos. O Foursquare está disponível para Android e iOS em todo o mundo, dos Estados Unidos à Europa e Brasil, e o melhor de tudo é que é de graça!
Se você quer conhecer melhor a cidade onde está, vale baixar e explorar os novos lugares com a ajuda do Kekanto, um guia gratuito sobre cidades que apresenta muitas opções de estabelecimentos, como restaurantes, bares, lojas etc, com opiniões e fotos. Para começar a usar, é preciso criar uma conta e acessar o seu perfil do Facebook ou usar e-mail e senha.
O aplicativo funciona de modo parecido com o Foursquare, porém ele tem mais ítens na hora de selecionar os filtros. Dentro do Kekanto há variedade de programação. Você consegue encontrar os lugares mais românticos, os que estão em promoção, os que têm o melhor custo-benefício, e até opções mais inusitadas, como lugares para meditação, por exemplo.
Com o app, você poderá descobrir novos lugares, comentar e comparar as opiniões dos frequentadores. Pode ainda criar uma lista de locais para visitar depois. Tem ainda recursos úteis como o traçador de rotas, que ensina como chegar aos locais, o modo de reserva de mesas em bares e restaurantes e a possibilidade de escrever e ler comentários e saber onde seus amigos estão.
Com um bom volume de cidades no banco de dados, a plataforma é ampla e participativa. É gratuita, todo em português, de uso simples e disponível para Android, iOS e web.
As bicicletas são boas opções e têm conquistado o mundo na hora de explorar as cidades. A maioria das grandes cidades já permitem que você alugue uma magrela para passear. Em cidades como São Paulo, Santos, São José dos Campos, por exemplo, há várias estações de bikes espalhadas pelos bairros. Para usar, basta acessar o aplicativo. Cada cidade tem o seu. É só procurar no Google.
Também na Capital, o aplicativo Yellow disponibiliza bikes e patinetes, que ficam em pontos espalhados pela cidade. Funciona de forma tão simples que vale a pena experimentar. Basta instalar o app – disponível gratuitamente para todas as plataformas – e criar uma conta gratuita.
A tecnologia vai mostrar as estações, através de mapas dentro do app, das bikes e patinetes. Os créditos para usar os meios de transportes alternativos podem ser recarregados dentro do aplicativo, usando um cartão de crédito. Após a escolha o veículo, é só pagar e clicar em “iniciar viagem” dentro do app para escanear o QR code, destravar o veículo e passear à vontade.
Além da Yellow, Settel, Mobike e Trunfo também foram credenciadas pela Prefeitura de São Paulo e começarão seus serviços. A expectativa é chegar a 80 mil bicicletas compartilhadas.
Em Santos o Bike Santos, dá para alugar a bicicleta de três formas. Pelo aplicativo gratuito, que funciona da mesma forma que o Bike Sampa. É só confirmar a operação e retirar a bicicleta quando acender a luz verde. E ainda com o cartão de transportes já cadastrado no app ou site. Basta encostar o cartão no leitor e a bike será liberada.
Aproveite e passeie por aí com nossas dicas de aplicativos para descobrir lugares para visitar! #AplicativosNaSuaMão