Muitos ainda pensam que o único material que uma empresa analisa na hora das contratações é o currículo. Claro, ele é super importante e conta muito. Afinal, é nele que você demonstra seu histórico de experiências.
Porém, com o advento das redes sociais e toda a sua popularização, elas também acabaram se tornando uma ferramenta para as empresas observarem o comportamento dos futuros e também dos atuais funcionários. Segundo a pesquisa Socialnomics deste ano, 80% das empresas usam das redes sociais para o processo de recrutamento.
Filtre o que você pretende postar nas redes sociais
Lembra do caso da americana que perdeu o emprego antes mesmo de começar por um comentário no Twitter? É um bom exemplo de futuro funcionário que não esperava por uma empresa conectada e observadora.
As redes sociais são um ótimo canal para expressarmos nossa opinião e partilharmos as nossas vidas com os amigos, mas quando o assunto é corporativo, é importante avaliar o conteúdo antes de apertar enter.
Existem empresas mais flexíveis, mas no geral é bom tomar cuidado com as postagens no horário de trabalho, com desabafos sobre o chefe ou sobre o quanto você detesta seu trabalho. Também não é legal não ser honesto e avisar que vai faltar por uma doença e postar uma foto na praia (acreditem, isso acontece).
Se está em busca de um novo emprego, procure manter o respeito em relação aos seus trabalhos anteriores e também mantenha uma imagem que transpareça sua postura ética e profissional. Não use fotos de balada no Linkedin e evite expor fotos e vídeos que possam ser constrangedores.
A distância entre pessoas em busca de boas oportunidades e empresas à procura de bons profissionais ficou mais curta. As empresas estão tão conectadas quanto os profissionais.
Com isso, vale pensar em como sua exposição nas redes sociais pode afetar sua carreira, então nos conte a sua experiência!