como-usar-o-internet-banking-com-seguranca como-usar-o-internet-banking-com-seguranca

Como usar o internet banking com segurança?

Como usar o internet banking com segurança?

Com a digitalização de tantos serviços, os bancos e as empresas financeiras não ficariam para trás. Com o nome de internet banking, a web ganhou também a função de realizar transações financeiras muito mais práticas e rápidas do que conhecíamos até então, quando era necessário o deslocamento até a agência ou o caixa eletrônico mais próximo.

Grande parte da população ainda resiste ao adotar esse hábito por receio quanto à segurança das informações, mas o cenário é positivo para essa digitalização. Segundo Nilton Splenger Neto, diretor de negócios da Fintech PagueVeloz: “essa concepção está mudando, tendo em vista a ampla divulgação dos serviços dos bancos digitais”.

Por costume, o público mais velho é o que tende a resistir mais. Porém, para Nilton, vivemos um momento de adequação às novas tecnologias. “O público entre 35 e 60 anos já está acostumado com o celular usando as redes sociais para se encontrar com os amigos e falar com a família. E os aplicativos de banco entram para consultar a posição financeira, além de pagar e receber contas”, completa Neto.

Já em 2018, um levantamento feito pelo Banco Central apontava que àquela época, duas em cada três transações financeiras eram feitas por meio de aplicativos de celular, internet banking ou call center, o que resultava em uma quantidade de 66% do total de operações feitas no país. E o celular era o dispositivo mais usado, somando 35% do total — ou quase 25 milhões de transações registradas.

como-usar-o-internet-banking-com-seguranca

Apesar da facilidade em realizar transferências, depósitos, pagamentos de boletos e investimentos pelo próprio celular, é importante ter atenção em alguns pontos que garantem uma maior segurança na operação, afinal casos de golpes, fraudes e roubos de informações também se tornaram mais comuns com a popularização desse hábito.

Dicas para operações financeiras mais seguras na internet

1 – Priorize os aplicativos aos navegadores

Para usar o internet banking, você pode acessar a sua conta por meio do site do banco usando o navegador de preferência ou o aplicativo do banco. Quanto à segurança, os aplicativos são mais indicados, uma vez que os navegadores de computador ou do próprio smartphone são mais suscetíveis a ataques de vírus, malware e spyware, podendo roubar suas informações durante a operação.

Já os aplicativos costumam conter barreiras de acesso próprias e com características mais específicas, o que dificulta o trabalho de hackers. 

2 – Verifique o site acessado pelo navegador

Mesmo sendo mais indicado o uso dos aplicativos, é possível que você ainda precise fazer alguma transação pelo internet banking no site do banco. Nesse caso, verifique o endereço acessado e cheque se a URL está de acordo com os caracteres oficiais. 

É comum a incidência de golpes em que os invasores criam páginas idênticas às dos bancos, mas com uma URL diferente. Para saber se aquele site é confiável, observe se o começo possui https:// e se há um símbolo de cadeado fechado no canto esquerdo da barra de endereço. Tome cuidado com as extensões de navegadores, que podem conter vírus capazes de roubar informações

3 – Utilize os tokens de segurança

Alguns bancos já fornecem chaves de segurança com combinações numéricas ou tokens para seus clientes acessarem o internet banking com maior segurança. Como essas ferramentas possuem combinações exclusivas, você acaba dificultando a possibilidade de roubo de informações ou invasões. Caso você nunca tenha recebido, pergunte para o seu gerente se há tokens disponíveis.

4 – Evite fazer transações em redes ou aparelhos compartilhados

Nem sempre é possível esperar chegar em casa para realizar uma transação, mas se puder, dê preferência ao acesso em redes Wi-Fi e dispositivos pessoais. As redes públicas e os computadores compartilhados devem ser evitados por causa de suas configurações, que podem ter programas instalados com a finalidade de gravar o que os usuários fazem ali. Além disso, configurações públicas apresentam menor dificuldade de acesso por parte de invasores.

5 – Tenha um bom antivírus

Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de instalar um antivírus de qualidade nos dispositivos, principalmente nos móveis, como smartphones. Por funcionarem como barreiras que protegem os sistemas e identificam possíveis malware e spyware, os antivírus podem tornar os dispositivos mais seguros para você navegar e realizar transações financeiras.

Seguindo todas as dicas e os procedimentos de segurança, é possível realizar transações financeiras a qualquer momento, com muita facilidade, evitando filas e deslocamentos desnecessários. E você, tem costume de utilizar a internet para operações financeiras? Ou ainda prefere ir até a agência por questões de segurança? Conte para a gente nos comentários!

Fonte: Dialogando - Como usar o internet banking com segurança? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como usar o internet banking com segurança? 2020-02-27 10:57:58
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)