Se lembra de quando o Instagram começou a testar o recurso de esconder as curtidas? Os testes, que até então estavam sendo realizados desde maio deste ano apenas no Canadá, chegaram hoje ao Brasil!
A mudança está começando apenas com um grupo de usuários brasileiros. Durante a fase de testes, somente os donos dos perfis terão acesso aos números de curtidas de imagens e vídeos.
“Nesse teste, somente o dono do perfil pode ver o total de curtidas em suas publicações, mas esse número não aparecerá para as demais pessoas. Isso não afeta métricas para empresas no gerenciador de anúncios, no Instagram Insights ou em ferramentas de terceiros”, explicou a empresa em nota oficial.
O objetivo do novo recurso é incentivar a conexão entre as pessoas e as publicações de conteúdo sem que o número de curtidas interfira. “Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados do que na quantidade de curtidas que recebem”.
Ainda não é possível saber quanto tempo irá durar o período de testes no Brasil, mas a rede social já se pronunciou sobre a experiência com a população canadense, dizendo que os resultados foram positivos.
Mas antes de transformar o modo de visualizar os likes em uma medida definitiva, é preciso avaliar melhor e aprender mais sobre como essa mudança afeta a experiência na plataforma.
O que muda sem as curtidas no Instagram?
Sem alteração no layout da rede social, publicamente agora a plataforma só mostrará que “outras pessoas” curtiram aquela publicação. Olhe só:
Temos um episódio de podcast falando justamente sobre como essas mudanças podem afetar os usuários. Você pode ouvir clicando aqui, ou pelo Spotify! E aí, gostou da mudança? Conte pra gente nos comentários! 🙂
Acho o recurso interessante, mas as pessoas já estão tão enraizadas nessa “cultura do like”, que apenas mudaram de “me dê like”, para “comenta na minha foto”, uma vez que tal plataforma ainda mostra o número de comentários numa foto.
Ainda há muito o que ser explorado nos próximos anos pelas redes sociais de aproximar as pessoas realmente e não numa cultura “like por like”.
Oi, Nicolas! Segundo o Instagram Brasil, a intenção é justamente essa. Transformar a maneira como as pessoas consomem o conteúdo e focar não só no número de likes, mas na qualidade dos posts, visando uma interação mais saudável entre as pessoas no ambiente digital.
Obrigado pelo seu comentário! 😉