Você já fez compras em alguma edição da Black Friday? Considerada a abertura da temporada de compras natalinas, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010, adotando a última sexta-feira de novembro como sua data oficial.
Não se sabe ao certo como a Black Friday surgiu, mas dizem que a volta dos viajantes durante o feriado de Ação de Graças, no Estados Unidos, incentivou os lojistas a colocarem grandes descontos sobre seus produtos, para chamar a atenção das pessoas que enfrentavam o trânsito nas estradas.
Neste ano, a megapromoção acontecerá em 29 de novembro, com percentual médio de descontos de 24%, de acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Diferentemente de outros países, quando chegou ao Brasil, o evento começou sendo exclusivamente online e, pouco tempo depois, passou a acontecer no varejo físico também.
Os produtos mais procurados na Black Friday
Muitas lojas aproveitam o dia para atrair mais clientes com grandes descontos sobre produtos — que vão de smartphones, eletrodomésticos e Smart TVs, a acessórios, roupas e calçados.
Aliás, você já se perguntou quais são os produtos mais buscados durante a Black Friday?
Para aproveitar as promoções, é importante buscar os produtos desejados um pouco antes da data, para não cair em nenhum tipo de fraude ou desconto falso.
Avaliar bem as lojas e utilizar comparadores de preços antes de realizar uma compra também são atitudes essenciais para navegar com mais segurança e aproveitar as ofertas.
Lembrando que, como qualquer outro acesso, antes de entrar nos sites das lojas e conferir as promoções, certifique-se que está utilizando um navegador seguro, além de estar com o antivírus atualizado no computador ou smartphone.
Assim sendo, possível evitar tentativas de phishing (sites falsos ou e-mails maliciosos que enganam usuários e utilizam dados como senhas de cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias para fraudes), de sites não confiáveis.
E você, já sabe o que vai comprar na Black Friday de 2019? Conte pra gente nos comentários!