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14/11/2019 6 min

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Black Friday: entenda como os influenciadores impactam os consumidores

Você sabe qual é o papel dos influenciadores nas compras dos seguidores na Black Friday? Confira aqui como eles fazem para ajudar os consumidores terem as melhores compras!

Você já comprou um produto na Black Friday após ver uma indicação nas redes sociais de um influenciador digital? Atualmente, os influencers atingem um número alto de pessoas, logo, é comum indicarem produtos e serviços relacionados ao assunto de interesse dos seguidores.

A época da Black Friday, por ser considerada a abertura da temporada de compras antes do Natal, é um dos períodos em que os consumidores estão mais atentos aos produtos e serviços que desejam adquirir, por encontrarem grandes promoções e ofertas. E, nesse momento, a opinião dos influenciadores pode ser um fator decisivo na hora de os consumidores irem às compras.

A maioria dos influenciadores trabalham com nichos e, por essa razão, podem abordar temas específicos, como cultura pop, moda, saúde e fitness, maquiagem, livros, cinema, planejamento financeiro, empreendedorismo e, em alguns casos, até mesmo pets e animais de estimação.

Assim, ao utilizar a linguagem adequada para um determinado público, os influencers podem impactar positivamente cada vez mais pessoas, de forma sútil e assertiva. Inclusive, muitas marcas e empresas têm apostado cada vez mais no marketing realizado por influenciadores digitais do que em propagandas estreladas por celebridades tradicionais.

impacto dos influenciadores digitais nas compras dos consumidores

Conversamos com a influenciadora digital Mell Pereira (@mellrealoficial) sobre como os influenciadores podem impactar positivamente o público com dicas e indicações durante a temporada de compras.

Influenciadores digitais dão dicas durante a Black Friday

A influenciadora comenta que, antes de recomendar qualquer produto, busca saber as opiniões de quem já usa. Mesmo quando é procurada por alguma marca para fazer um publieditorial (posts nas redes sociais que são patrocinados por uma empresa), testa e comprova a veracidade do produto.

“Eu sempre procuro saber a opinião de quem já possui o produto. Mas, antes disso, eu sempre procuro indicar produtos que eu já conheça e realmente use no meu dia a dia. As pessoas que me seguem acompanham minha rotina e sabem quando eu estou indicando algo que já faz parte da minha vida ou algo totalmente fora da minha rotina, então tento sempre ser sincera e natural nas indicações. ”

Sobre a temporada de grandes promoções, como a Black Friday, o Dia do Consumidor, Natal e etc., Mell comenta que as pessoas ficam mais atentas às indicações dos influenciadores. “Acredito que naturalmente as pessoas ficam mais atentas aos influenciadores nessas épocas porque sabem que vamos indicar muitos produtos”, reflete.

“As buscas por reviews e opiniões aumentam bastante então, mesmo que não seja alguma indicação patrocinada, é legal ficar atento à época de compras e preparar algum conteúdo especial com dicas, descontos e avaliações. ”

Mell pontua que, apesar dos descontos, é preciso ficar atento às fraudes e aos golpes online, e dar o alerta aos consumidores também é um dos trabalhos dos influenciadores. “Acho que o jeito mais eficaz de alertar o público contra fraudes é contando histórias reais de golpes que já aconteceram com a gente. O influenciador, no final das contas, é uma pessoa na qual as pessoas veem uma identificação próxima e, por isso, consomem nosso conteúdo e dicas”.

Por fim, a influencer comenta que o trabalho dos influenciadores digitais e youtubers pode impactar positivamente o público ao criar conteúdo sobre produtos, dicas de promoções e marcas.

“O público em geral tem mais facilidade em acreditar numa pessoa do que numa marca. O influenciador, no entanto, tem que ser o mais verdadeiro possível em suas resenhas e indicações, inclusive ao falar sobre os defeitos de algum produto, se for o caso. Desse jeito, o público cria um vínculo de confiança com o influenciador e os dois se beneficiam dessa troca.”

É importante lembrar que, nesta época do ano, apesar de ser uma boa oportunidade para fazer compras, é preciso analisar bem e realizar um planejamento financeiro antecipado para não comprar exageradamente. Atitudes assim estimulam o consumo consciente e podem evitar o gasto desenfreado entre os consumidores. E você, já está pesquisando as opiniões de influencers de confiança para ir às compras? (:

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