Comportamento
28/11/2019 6 min

Tempo de leitura

Saiba como fazer o planejamento financeiro para aproveitar a Black Friday

Aproveitar as ofertas da Black Friday fica melhor quando feito de forma consciente. Entenda algumas das melhores formas para fazer o seu planejamento financeiro!

Você já fez algum tipo de planejamento financeiro antes de fazer compras? Com a chegada da Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 29 de novembro, muitas pessoas estão se preparando para aproveitar as ofertas e promoções da data.

Conversamos com Dora Ramos, contadora e orientadora financeira, CEO da Fahros Contabilidade e Gestão Empresarial, para entender como fazer um bom planejamento e não ficar sem dinheiro após ir às compras.

Qual a importância da educação financeira na vida das pessoas?

Antes de entender como se planejar financeiramente, a especialista comenta a importância de atitudes que estimulam o consumo consciente. “A educação financeira nos permite avaliar o que realmente é importante e, assim, ficamos mais resistentes aos apelos que recebemos de comprar e gastar.”

Sobre se preparar no período antes da data, Dora pontua: “Acredito que a educação financeira na Black Friday é uma oportunidade de comprar com maior consciência. Quando esse comportamento passar a ser algo usual, estaremos com um real poder de decisão em nossas mãos. ”

Como fazer planejamento financeiro para participar da Black Friday?

A especialista comenta que começar a registrar os gastos nos meses anteriores é importante para o consumidor ter uma base de quanto pode poupar para as compras. “Anote todos os seus gastos mês a mês em uma planilha ou em um caderno. O importante é se organizar e ter ideia de quanto poderá gastar quando o período de Black Friday chegar”.

Dicas de como fazer o planejamento financeiro para a Black Friday

Dora ainda alerta que as consequências podem ser desagradáveis para os consumidores que não se prepararem antes de gastar. “Se o consumidor não fizer uma pesquisa antes, ele pode achar que está comprando com desconto e, na realidade, não está.”

A orientadora também recomenda: “O ideal é não exagerar nas compras, fazer pesquisas e colocar um limite para gastos. Comprar aquilo que realmente precisa ou comprar o que estava planejando para compra futura e que, no entanto, neste momento está com um valor bem atraente”, diz e complementa: “Se possível, comprar tendo o recurso para quitação, mesmo que a compra seja feita no cartão de crédito, e se programar para pagamento à vista.”

Sobre o uso da tecnologia para ajudar os consumidores durante a data, Dora explica: “Por meio de pesquisas na internet, o usuário deve estar atento e checar se a empresa tem registros de reclamação por falha na entrega ou nos valores cobrados. Verificar a avaliação em sites de confiança e comprar de empresas que já estejam no mercado e atuando na Black Friday há mais tempo. ”

Para complementar, separamos alguns aplicativos confiáveis para fazer um bom planejamento financeiro e manter o controle das suas contas.

4 aplicativos de planejamento financeiro

Guiabolso

O aplicativo oferece recursos como organização de gastos e categorização, além de mostrar investimentos, cartões, contas correntes, seguros e empréstimos, de acordo com as preferências do usuário. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.

Mobills

Com o aplicativo, é possível categorizar despesas mensais, ter o controle de gasto diário com cartões de crédito e também permite que o usuário acumule pontos no programa Multiplus e troque por itens. Além da versão gratuita, a plataforma também oferece dois tipos de planos de assinatura com mais recursos: Premium mensal, por R$14,90, e Premium anual, por R$79,90. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.

Minhas Economias

O gerenciador financeiro permite que o usuário organize as contas, faça o controle de gastos e de ganhos, crie orçamentos e planeje melhor a vida financeira. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.

Organizze

O aplicativo permite que o usuário controle os gastos e cuide das finanças pessoais de forma prática. O app também oferece relatórios, histórico de gastos e alerta de contas a pagar. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.

Lembre-se que, antes de ir às compras, é preciso estabelecer uma lista de prioridades para não gastar além da conta ou comprar itens desnecessários, incentivando assim um consumo mais consciente. E você, já fez seu planejamento? Conhecia algum desses aplicativos? Conte pra gente nos comentários!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados