inteligencia-artificial inteligencia-artificial

Como funciona a inteligência artificial?

Como funciona a inteligência artificial?

Você já recebeu sugestões de filmes e seriados para assistir em serviços de streaming com base no que costuma ver? A criação de playlists ou sugestões de respostas automáticas para e-mails funcionam da mesma maneira: com inteligência artificial. A inteligência artificial (IA) é um setor da ciência da computação que desenvolve sistemas que simulam habilidades humanas como raciocinar, tomar decisões e encontrar soluções para problemas.

Conversamos sobre os avanços da IA, benefícios para os usuários e como será o futuro dessa tecnologia com Frederico Stockchneider, diretor na InfoWorker Tecnologia e especialista em Tecnologia em Sistemas da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O sistema utiliza algoritmos, que são fórmulas matemáticas necessárias para a resolução de tarefas, e a máquina aprende a tomar decisões inteligentes com os dados fornecidos. A partir daí, a inteligência artificial é capaz de identificar padrões naquilo que está sendo analisado e, assim, pode interpretar e reconhecer pessoas, animais e objetos com facilidade.

Como as empresas estão utilizando a inteligência artificial?

O início das pesquisas envolvendo IA começaram ainda na época da Segunda Guerra Mundial, mas foi na década de 1960 que os primeiros sistemas começaram a se concretizar, com diversos projetos envolvendo computadores com capacidade de aprenderem funções específicas a partir dos algoritmos. Frederico comenta que a inteligência artificial está cada dia mais presente nas nossas vidas. “Hoje é possível usar a IA para monitorar as condições clínicas de pacientes internados em hospitais, nos serviços de transporte, na rede bancária, dentro de casa e em inúmeras outras situações”, reflete.

Inteligencia-Artificial

O assistente virtual Vivo Aura é um bom exemplo de como a inteligência artificial pode ajudar as pessoas. Na plataforma, é possível acessar seus contratos e informações sobre contas, planos, uso de dados, datas de vencimento e outros serviços prestados pela operadora.

O especialista pontua que no cotidiano a IA já é aplicada nas pesquisas realizadas no Google e no momento em que as pessoas navegam nas redes sociais e recebem sugestões de produtos de interesse na timeline. Além disso, o sistema bancário vem utilizando a inteligência artificial para evitar fraudes e golpes virtuais.

O que podemos esperar da inteligência artificial nos próximos anos?

O especialista comenta que os investimentos no campo de pesquisa sobre IA são essenciais para o futuro do desenvolvimento dos países. “O mundo hoje está dividido em países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Em poucos anos, essa divisão será entre aqueles que investem e têm acesso às novas tecnologias e aqueles que apenas adquirem o que já foi criado”, aponta.

Ele ainda comenta que a tecnologia presente em dispositivos de última geração que temos hoje ficará obsoleta em poucos anos por conta dos avanços da inteligência artificial. “Pesquisas recentes, por exemplo, dizem que o smartphone tradicional deixará de existir. Na próxima década, a aposta é que o aparelho seja substituído por outros tipos de equipamento ou acessórios, como relógios, óculos e outros dispositivos inteligentes”, finaliza.

Estamos vivendo um momento de evolução tecnológica, por isso sistemas como a inteligência artificial e os assistentes inteligentes estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, facilitando tarefas diárias e otimizando nosso tempo. E você, já sabia que esses sistemas de inteligência artificial faziam parte da nossa rotina? Conte pra gente nos comentários! (:

Fonte: Dialogando - Como funciona a inteligência artificial? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como funciona a inteligência artificial? 2020-01-29 16:03:03
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)