internet-wifi internet-wifi

Como funciona a internet e o Wi-Fi?

Como funciona a internet e o Wi-Fi?

Seja para trabalhar, estudar, ficar em casa ou planejar uma saída entre amigos, hoje estamos conectados com a internet e o Wi-Fi de muitas formas. Assim que acorda, você dá uma olhada nas redes sociais e confere se vai fazer frio ou calor. Para ir ao trabalho, vê se ônibus vai passar no horário certo, via aplicativo, ou aluga um patinete elétrico. Para almoçar, escolhe a comida mais gostosa em um aplicativo de entrega! No entanto, já paramos para pensar em como a internet chega até nós?

Quando pensamos na definição de internet, logo imaginamos uma rede de computadores, mas não é tão simples assim. Para que a gente consiga estar online em diversos dispositivos ao mesmo tempo, a qualquer momento, é necessário que haja um grupo de várias redes interligadas.

Antes de explicar o caminho que a internet faz para chegar até nós, é importante entender o que são alguns termos:

  • Redes
    É o nome que se dá ao conjunto de sistemas de computadores interligados entre si. Seu objetivo é facilitar o compartilhamento de informações e a comunicação entre os usuários.
  • Backbones
    É uma rede principal, ampla, com o objetivo de enviar e receber dados para outras redes menores, conhecidas como redes locais.
  • Provedor de acesso ou serviço
    Empresas de telecomunicações contratam o sinal vindo dos backbones para distribuir a seus clientes, ou seja, para as redes locais. A distribuição é feita por meio de planos de assinatura mensais desenvolvidos para os usuários, por via telefônica, fibra ótica ou mesmo via rádio.
Como_funciona_internet_wifi

Mas qual o caminho que a internet faz até nós?

Agora que sabemos todos os termos, é hora de conhecer as etapas que acontecem para que a internet chegue até nós: do backbone – ou seja, da rede principal – o sinal vai para o provedor de acesso – empresas de telecomunicação – através do seu plano de assinatura e, por último, para seus dispositivos conectados.

Mas não acaba por aí! O usuário também emite sinais quando navega na internet, por isso o caminho inverso também é feito. Por exemplo, um e-mail enviado de um notebook passa pela fibra ótica, depois pela empresa de telecomunicações e, em seguida, chega até o backbone para que e ele o envie para o destinatário.

Qual a relação do Wi-Fi com a internet?

O wireless, popularmente conhecido como Wi-Fi, é uma estrutura desenvolvida para a criação de redes locais entre dispositivos, como computadores, videogames e smartphones, sem a necessidade do uso de cabos e fios.

Por meio de ondas de rádio, o Wi-Fi transmite as informações através do modem, um aparelho que é fornecido pela empresa provedora de acesso ao assinar um plano mensal de internet. Hoje em dia, a maioria dos modems já estão configurados para uso do Wi-Fi, mas nem sempre foi assim. Antigamente era necessário instalar ainda um segundo dispositivo, o roteador.

O roteador é conectado ao modem via cabo, e compartilha o sinal de internet e Wi-Fi para os dispositivos móveis. Seu uso ainda é recomendado em casos onde o sinal proveniente do modem é fraco e não alcança todos os cômodos de uma casa, por exemplo.

Assim, smartphones, notebooks e smart TVs podem estar todas conectadas à mesma rede, sem a necessidade de cabos!

Agora que você sabe um pouco mais sobre a internet e o caminho que ela percorre até nós, compartilhe com a gente qual é a importância dela em sua vida! 😉

Fonte: Dialogando - Como funciona a internet e o Wi-Fi? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como funciona a internet e o Wi-Fi? 2020-01-27 16:16:06
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)