assistentes-inteligentes

Como funcionam os assistentes inteligentes?

Como funcionam os assistentes inteligentes?

Você já deve ter visto em algum filme uma cena na qual alguém entra em casa e, com um comando de voz, acende as luzes, coloca música para tocar e liga dispositivos eletrônicos, como a TV, o ar-condicionado e o notebook, certo?

Saiba que esse tipo de tecnologia não é algo que só vemos em filmes, tampouco uma inteligência do futuro. Hoje em dia, os assistentes inteligentes têm se tornado uma realidade na vida das pessoas, facilitando inúmeras tarefas e otimizando o tempo dos usuários.

Os assistentes inteligentes usam softwares de inteligência artificial que podem executar tarefas ou serviços por comando de voz. Hoje, o conceito de “Smart Home”, ou Casa Conectada, já é uma realidade no mercado brasileiro de tecnologia devido aos dispositivos físicos que realizam as funções dentro de casa por meio dos assistentes.

O objetivo de um assistente inteligente é substituir e simplificar aparelhos e ferramentas, de forma que torne a vida do usuário muito mais fácil. Dentro de uma casa automatizada, por exemplo, o aparelho pode controlar a iluminação e portas.

De maneira geral, o assistente pode acionar músicas e controlar outros aparelhos, fazer chamadas telefônicas, além de indicar dados como trânsito e previsão do tempo, se requisitado.

O assistente pode ser conectado à Smart TV, ao celular, ar condicionado, aspirador de pó ou outros eletroeletrônicos que funcionam de maneira inteligente. Uma vez sincronizado, é muito mais fácil de exercer tais funções, apenas com o comando de voz.

gif-animado-assistentes-inteligentes

Em entrevista ao Jornal da USP, o professor Fernando Osório, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, comentou que os assistentes que existem hoje são “bastante simples, do ponto de vista da inteligência artificial”.

Segundo ele, a meta dos desenvolvedores é criar assistentes que sejam realmente capazes de executar tarefas elaboradas, funcionando como mordomos virtuais ou robôs domésticos.

No dia 3 de outubro de 2019, a Amazon anunciou a chegada da Alexa ao Brasil, assistente inteligente da plataforma. Isso mostra que a empresa está seguindo a tendência norte-americana, onde cerca de ¼ das pessoas já utiliza serviços de assistentes inteligentes em casa.

Durante o evento de lançamento da Alexa no Brasil, Ricardo Garrido, gerente geral da Amazon, comentou que o serviço não poderá ouvir conversas que os usuários não autorizem, o que é uma preocupação crescente.

O aparelho só funciona a partir da palavra de ativação: Alexa. Também é possível desativar totalmente o microfone ou então programar os dispositivos para apagarem todas as conversas em um determinado período – a cada três meses, por exemplo.

Como funcionam os assistentes inteligentes?

No caso dos assistentes inteligentes domésticos, é possível controlar o serviço por meio de dispositivos físicos que funcionam por comando de voz. A Amazon lançou três modelos de dispositivos com a assistente virtual Alexa integrada: Echo, Echo Dot e Echo Show 5. Com eles, é possível pedir que o assistente toque músicas, faça pesquisas, procure um endereço, entre outras ações. Os dispositivos Echo podem ser adquiridos a partir de R$ 350.

amazon-echo

Além do Alexa, existem outros assistentes inteligentes disponíveis no Brasil:

Google Home

Pode ser adquirido no Brasil e funciona com dispositivos do Google, como o Chromecast, e serviços como Maps, Agenda, entre outros. O sistema oferece a automação residencial, permitindo que o usuário utilize o dispositivo com comandos de voz.

Para configurar o aparelho, basta fazer o download do aplicativo Google Home e sincronizar com o dispositivo físico. Disponível nas versões Home e Home Mini, o Google Home pode tocar música, conferir o status de voos ou acender as luzes do quarto, por exemplo. É possível adquirir o Google Home a partir R$ 170.

google-home

Homepod

A aposta da Apple para o mercado de assistentes inteligentes também está disponível no Brasil. O dispositivo utiliza a Siri, assistente pessoal do sistema iOS. Além da integração com o Apple Music, também é possível realizar outras ações com o assistente inteligente, como ajustar o despertador, saber notícias, ter informações sobre o tempo etc.

O dispositivo funciona com os acessórios compatíveis com o HomeKit, produtos que possuem suporte para funcionar com o sistema iOS, portanto é possível fazer comandos para a Siri, como apagar as luzes, ligar o ar-condicionado ou fechar as cortinas.

A diferença do HomePod para os outros assistentes inteligentes é que ele precisa estar conectado a uma tomada o tempo todo para funcionar. É possível adquirir o HomePod a partir de $ 299.

homepod-apple

Qual a diferença entre os assistentes virtuais e os assistentes inteligentes?

Além dos dispositivos físicos, temos assistentes virtuais nos smartphones, tablets e computadores, como: Siri, para usuários iOS; Google Assistant, para usuários Android; e Cortana, para usuários Microsoft. Com a função habilitada no smartphone, por exemplo, basta fazer uma pergunta ou pedir para o sistema executar uma tarefa.

Hoje em dia, os assistentes virtuais foram incorporados aos dispositivos físicos para funcionar dentro de casa. Portanto a diferença entre os assistentes virtuais e os domésticos é só o dispositivo usado para transformar o lar das pessoas em uma casa conectada.

Para quem busca uma opção mais acessível de automação, pode procurar em sites especializados kits com gadgets que podem ser controlados via smartphone, como lâmpadas inteligentes que acendem e apagam a partir dos comandos dos usuários, trocam de cores e tocam músicas.

A tecnologia por trás dos assistentes inteligentes está cada vez mais próxima do que seria o pensamento de um ser humano. Ao consultarem os assistentes para saber informações ou programar algum tipo de ação, as pessoas ganham mais tempo no dia a dia, além de praticidade e conforto.

E você, já utiliza algum desses dispositivos em casa? Fale pra nós nos comentários! (:

Fonte: Vivo Dialogando - Como funcionam os assistentes inteligentes? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)