novos-recursos-instagram novos-recursos-instagram

Instagram: novos recursos facilitam denunciar conteúdo impróprio

Instagram: novos recursos facilitam denunciar conteúdo impróprio

Em comentários, posts e stories é possível encontrar conteúdo impróprio, ofensivo, até cyberbullying (assédio e agressão moral por meios digitais) e phishing (prática fraudulenta de obtenção de dados sensíveis). A lista é longa, mas denunciar um usuário ou conta por violação de uso no Instagram ficou mais fácil, e o processo mais transparente.

Recentemente a plataforma anunciou novos recursos de segurança. Trata-se de uma forma mais direta para acompanhar as denúncias feitas e pedir a revisão de decisões e contas suspensas.

Embora o Instagram tenha implementado gradativamente ferramentas para enforcar as diretrizes da comunidade, as novidades garantem mais transparência e dão meios para que tanto o denunciante quanto o denunciado tenham uma experiência mais segura na plataforma.

Como funcionam os novos recursos

Cada vez mais presente no dia a dia de todos, o feed e os stories do Instagram têm postagens de familiares, fotos de viagem de influencers, filtros engraçados de amigos e memes. Mas e se você se deparar com conteúdo violento, nudez ou uma propaganda enganosa?

Para denunciar é simples: acima de cada postagem no feed ou abaixo do story, existe um ícone de “três pontos”. Ao clicar no ícone, serão oferecidas opções de como denunciar o conteúdo selecionado. A novidade é que agora é possível acessar uma página com todas as denúncias já feitas para consulta.

No menu “Configurações”, entrando em “Ajuda”, há a seção de “Solicitações de Suporte”. Neste espaço, aparecem todos o status de ocorrências abertas. Ainda existe a possibilidade de pedir uma nova análise da denúncia, caso não concorde com a decisão, e mais opções, como bloquear, silenciar ou deixar de seguir o perfil denunciado.

novos-recursos-instagram

E se você teve sua conta suspensa por infringir alguma regra ou diretriz? Por parte do denunciado, ao entrar no aplicativo, automaticamente na tela de login, aparecerá a opção de pedir o desbloqueio da conta ou de fazer o download de todo o conteúdo armazenado na conta.

novos-recursos-instagram

Colocando alguns dados — nome completo e e-mail — e inserindo o motivo da discordância com decisão da plataforma, o usuário pode reaver sua conta mais rapidamente, em até 24 horas, segundo a plataforma, com 30 dias para fazer a apelação após a decisão.

novos-recursos-instagram

Essas iniciativas e outras, como modo restrito e inteligência artificial monitorando comentários ofensivos, fazem parte da campanha pela conscientização sobre segurança na internet do Instagram.

É cada vez mais comum que comunidades virtuais aumentem o cuidado com a convivência e saúde mental de seus usuários. O debate está aberto para que a internet passe a ser um ambiente aberto, plural e seguro para todos. E isso inclui você principalmente. Que atitudes podemos tomar para criar uma rede mais segura e positiva?

Fonte: Dialogando - Instagram: novos recursos facilitam denunciar conteúdo impróprio (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Instagram: novos recursos facilitam denunciar conteúdo impróprio 2020-03-10 11:39:53
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)