Minha conta de e-mail foi hackeada. Como recuperá-la?

12 de fevereiro de 2020

Você já teve uma conta de e-mail hackeada? Quem já passou por essa situação sabe da dor de cabeça que pode ser tentar recuperá-la. Principalmente se levarmos em conta que perfis em redes sociais, por exemplo, podem estar vinculados à conta de e-mail, o que também os deixam vulneráveis.

Segundo o Índice de Segurança da Unisys, em 2019, 85% dos brasileiros já foram vítimas ou ao menos conhecem alguém que teve sua conta de e-mail hackeada. Além disso, 69% dos brasileiros temem a exposição a vírus e hackers em geral.

José Henrique Kracik da Silva, especialista no desenvolvimento de softwares da PagueVeloz, explica como os hackers planejam atrair o usuário ao golpe:

“Geralmente eles trabalham com Engenharia Social colhendo informações sobre a possível vítima, a fim de passar uma certa credibilidade. Outra vezes, exploram falhas em dispositivos e aplicações para invadir os equipamentos utilizados pela vítima”.

A Engenharia Social é um termo para a prática do roubo de informações do usuário, induzindo-os a baixar arquivos e links maliciosos. Os hackers usam da Engenharia Social para quebrar códigos de segurança na internet – agem tentando sempre obter o acesso não autorizado a computadores e smartphones.

O que fazer se fui hackeado?

Se sua conta de e-mail foi hackeada, José Henrique dá algumas dicas que podem ajudar a resolver o problema:

  • O primeiro passo é tentar o procedimento “esqueci minha senha” – geralmente há um link na tela de login, que vai redirecioná-lo a um formulário para recuperação de senha. Se o procedimento não funcionar, entre em contato com o suporte do seu provedor;
  • Uma vez recuperado o acesso, o ideal é assumir que as outras contas que usem esse endereço de e-mail foram invadidas e, então, fazer o procedimento acima;
  • Verifique sua caixa de entrada para ter certeza de que seu e-mail não foi vinculado a um aplicativo desconhecido.
  • Denuncie às autoridades competentes. No portal da SaferNet é possível denunciar em poucos cliques.

No caso das redes sociais, plataformas, como Facebook e Instagram, identificam um acesso mal-intencionado e enviam uma notificação ao usuário. José explica: “Geralmente sempre que há um acesso em que elas consideram suspeito, um e-mail é enviado”.

Não é apenas seu smartphone que precisa de cuidados! Seu computador ou notebook também são passíveis de serem hackeados. Por isso, além de usar um programa de antivírus, é importante seguir algumas recomendações de segurança:

como-recuperar-conta-hackeada

Como prevenir que sua conta de e-mail seja hackeada

Além das dicas de como recuperar uma conta, caso ela seja hackeada, é importante saber como prevenir a situação e como proteger seus e-mails e contas em redes sociais!

  • Sempre desconfie de e-mails que pedem suas informações pessoais, principalmente senhas, tokens e número de cartão de crédito;
  • E-mails com conteúdo que indicam grandes descontos ou promoções em lojas on-line podem ser falsos, com a intenção de obter informações pessoais;
  • Leia sempre os termos de uso de aplicativos e de provedores de e-mail;
  • Use uma senha diferente para cada conta, e, se possível, altere-as de tempo em tempo. Especialistas recomendam a troca a cada três meses;
  • A maioria dos sites e aplicativos utilizam a autenticação em dois fatores. Além da senha padrão, o usuário recebe uma mensagem de texto ou e-mail quando um login é realizado.

Muito mais importante do que saber como recuperar uma conta hackeada é ter as ferramentas necessárias para manter as informações e os dados pessoais em segurança, evitando assim qualquer vazamento ou perda de dados.

Leia regularmente os termos de uso dos aplicativos e mantenha smartphones e computadores sempre atualizados. E caso tenha contas hackeadas, não deixe de denunciar às autoridades competentes!

Fonte: Dialogando - Minha conta de e-mail foi hackeada. Como recuperá-la? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

  • Nao consigo redefinir senha pois o código aparece em uso quando coloco para redefinir

    1. Oi, Janete! Tudo bem?
      Nesse caso, a melhor alternativa é o suporte do próprio servidor do seu e-mail. Lá te informarão sobre os passos a seguir a fim de recuperá-la.
      Boa sorte e obrigada pelo contato.
      Abraços =]

    1. Oi, Ildete! Recomendamos que você busque o suporte da própria plataforma caso tenha tentado todas as alternativas de acesso normal ao Facebook, ok? Lá te indicarão os próximos passo a seguir a fim de recuperá-la.
      Obrigada pela visita.
      Boa sorte e abraços =]

    1. Cleidnelia, tudo bem? Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

  • esse email é meu,porém foi raqueado e agora está sendo usado em outros dois aparelhos, no qual nao conheco e nao esta sendo usado mas nao sou eu que estou usando por esse motivo quero que esse email seja denunciado e excluído

    1. Oi, José! Notifique seu servidor do ocorrido até para que futuras movimentações não sejam atribuídas a seu próprio nome. Vá até a guia de ‘suporte’ e siga os demais passos que te indicarem por lá, ok?

    2. Oi, José Francisco. Tudo bem?
      Acione o suporte do servidor do seu e-mail e informe o ocorrido, ok?
      Obrigada pela visita. Abraços!

    1. Oi, Willian! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, Ana Alice! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, José! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, José! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, José! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, José! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, José! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, José! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, Denner! Já acione as prevenções que listamos no post para preservar a segurança dos arquivos que estiverem por lá e não ser pego por surpresas indesejadas, ok?

  • Oi, Caíque! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas antes mesmo de acionar o suporte com seu servidor.

  • Oi, Caíque! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas antes mesmo de acionar o suporte com seu servidor.

  • Não estou recebendo mais e-mail acho que raquearam meu e-mail me ajudem, o que fazer?

    1. Gislaine, tudo bem?

      Esse tipo de surpresa é sempre muito desagradável. O primeiro passo, é acionar o provedor de seu e-mail (mesmo campo em que você inseri seu login e senha) e seguir os passos indicados.
      Você fez essa etapa?
      Ficamos no aguardo! O Dialogando agradece sua visita.
      Abraços!

    1. Oi, Guilberth! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

    1. Oi, Rauan! Tentou alguns dos passos mencionados no post? É importante tentar todos os recursos disponíveis nas plataformas. No caso de perda total da conta, melhor acionar o suporte com seu servidor.

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica