Todos os dias, centenas de fake news são lançadas pela web, buscando por leitores desatentos e que não titubeiam em clicar na opção compartilhar, sem nem ao menos checar a veracidade das informações.
Em parceria com o Facebook, o site de fact-checking Aos Fatos está desenvolvendo uma inteligência artificial que carinhosamente foi apelidada de “Fátima” (o nome vem da palavra “FactMa”, uma abreviação para Fact Machine).
Basicamente, o chatbot conversará com as pessoas pelo aplicativo Messenger, no sentido de auxiliá-las no processo de verificação de conteúdo on-line e fake news.
Dando dicas de como separar notícia de opinião, além de orientar sobre como encontrar dados confiáveis para diversos temas e saber se uma fonte é confiável ou não.
A rede social de Mark Zuckerberg parece mesmo estar empenhada em combater as noticias falsas que andam circulando pela rede.
O “Vaza, Falsiane!“ é um curso on-line e gratuito para discutir o problema das notícias falsas com foco em jovens e educadores, além de fornecer ferramentas para separar fatos de mentiras. Segundo a própria rede, essas novidades devem estar em pleno funcionamento até junho deste ano.
Muito bem. Parabéns.
Valeu, Sergio! ?
concordo plenamente que se combata as mentiras que só dâo prejuízos
Que bom, José! Agora que você já deu o primeiro passo, confira as próximas etapas que você deve seguir para fazer checagem de notícias na nossa matéria ‘Olho Vivo’. ?
Como poderei identificar uma notícia falsa?
Oi José! Existem diversas etapas para fazer a checagem de notícias, demos o passo a passo na nossa matéria ‘Olho Vivo’!
Parabéns.” Verdade na guerra do que a mentira na paz …!”
acho ótimo se obter uma ajuda nesta questão..
Com certeza, Silvia! Continue acompanhando o Dialogando para ficar sempre atualizada!
Sou muito da verdade. Mas tenho dificuldade de lidar.
Olá Dalva! Se você tem dificuldades em identificar notícias falsas, confira nosso passo a passo para realizar checagem de informações!
A algum tempo já pesquiso primeiro antes de compartilhar, mas quero aprender mais. Há gostei do nome (FÁTIMA)
Muito bom, Maria! Primeiro pensamos em checagem de informações antes de qualquer coisa!
Vai ser ótimo!!! Participamente na época de eleições.
Que bom que você está preocupada com este assunto, Gleci! Temos uma matéria que fala especificamente sobre isso, ‘Combate às fake news será intensificado durante as eleições’.
aplaudo a ideia. Parabéns pela iniciativa! acho que todos deveriamos promover um Mundo mais sano. Vamos meditar e ser mais positivos. A falsidade e aqueles que a promovem mais tarde são eles os mais atingidos. …..e o pior é que também afetam os seus familiares
Acho ótimo! Já me preocupo muito com isso e checo tudo.
Ótimo exemplo para estar sempre buscando entender a comunicação, Leila!
oi eu daniel pereira lima estou feliz que tenho certeza que atravez deste sait eu vou fazer muitos amigo e ser feliz obrigado
obrigado pelo sait e muito bom para mim e toda minha familia
foi bom te conhecer vou aprender muito e tambem ser feliz
Como sabem se é falso ou não?
Vanda, nós fizemos um passo a passo para identificar fake news, confira! [https://dialogando.com.br/olho-vivo-passo-passo-para-identificar-fake-news/]