Olho vivo: passo a passo para identificar fake news

3 de agosto de 2018

Pesquisa da BBC com 16 mil pessoas em 18 países revelou que o Brasil é o mais preocupado em conseguir separar notícias falsas, as fake news, das verdadeiras. Com cerca de 92% dos entrevistados apontando ter receio de ser enganado.

Apesar do ritmo intenso e acelerado do mundo conectado, em que recebemos e passamos para frente todo tipo de informação, algumas dicas podem ajudar a evitar as pegadinhas virtuais.

A International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), organização global que representa os interesses dos serviços de informações e seus usuários em mais de 140 países, resumiu em um prático guia

São oito passos os cuidados básicos para avaliar se uma notícia é fato ou fraude – e estimula a todos a compartilhar, imprimir e divulgar estas diretrizes.

A meta da entidade é promover e defender cada vez mais o pensamento crítico, considerado uma habilidade essencial para navegar na sociedade da informação e identificar as fake news.

olho-vivo-passo-passo-para-identificar-fake-news

Quer saber mais? Veja a Pesquisa da BBC completa. Se você gostou do assunto, confira o podcast especial que gravamos sobre notícias falsas.

Fonte: Dialogando - Olho vivo: passo a passo para identificar fake news Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

  • Antes de postarmos algo é interessante passarmos pelos 3 filtros:VERDADE, BONDADE E UTILIDADE..Se não temos certeza de que a noticia é verdadeira, se não sabemos se ela vai ser boa para alguem e se duvidamos de sua utilidade para os outros, NÃO devemos postá-la… Abraços

  • Eu acho com a velocidade da tecnologia tem que aver segurança aver mais filtragem, para amenizar eces tipo problemas

    1. Muito bem pontuado, Antônio. Às vezes a tecnologia avança numa velocidade maior do que nossa capacidade de pensar em suas implicações sociais.

  • Realmente é muito importante,que nós usuários nas Redes Sociais,venhamos filtrar uma informação quando ela parecer
    sensacionalista e duvidosa,afim que não sejamos portadores de envio de mensagem que poderiam gerar
    desconforto,medo,pavor e tumulto,pois este tipo de divulgação cairia como uma Bomba!,gerando panico de dimensões assustadoras,que poderiam ficar fora de controle.”Para que uma Àrvore cresça e se desenvolva,ela só precisa de uma semente”.

  • Uai, vocês mesmo sugerem que se faça uma busca pelo ator da reportagem e não publicam o nome ou nomes dos atores? Tô fora.

    1. Fabricio, publicamos aqui no site uma ótima matéria contextualizando toda a problemática das notícias falsas. Acessa ela por meio deste link.

  • A midia alternativa e mt importante, e esta sendo importante, para que o povo possa sair da mesmice da mídia tradicional, que usa seus telejornais para manipular a população , de acordo com seus interesses.

    1. A mídia alternativa ganhou um espaço muito importante nos últimos anos, não é mesmo Esequiel? Devemos estar sempre atentos a ela também na hora de checar informações!

  • Interessante essa matéria,pois é muito ruim saber depois que você contribuiu com um boato falso.
    Agora quanto a mega sena eu tenho dúvidas, pq tudo que políticos envolvidos tem roubo sacanagem do mais alto calibre contra o povo,e os jogos da caixa é uma forma de iludir o povo roubando de pouquinho em pouquinho sem que o povo sinta muito peso no bolso que é pior com a permissão do próprio.
    Infelizmente no Brasil tirar o máximo de dinheiro da população espremer o máximo até à última gota se tornou profissão de políticos por isso que eu penso que no caso da mega sena não é falso.
    Tristeza desse nosso Brasil!

  • Assim como tentamos ensinar as pessoas a não crer nem repassar as chamadas “fake news”, deveríamos. igualmente, tentar sensibilizar aos que publicam as notícias falsas de seu potencial destrutivo e caótico, posto que, afinal, suas atitudes não passam de uma falha grosseira de educação e caráter. Combater a fonte é importantíssimo.

  • Isso é ainda mais complexo.
    Temos muitos “especialistas”, “economistas” e “cientistas políticos” conhecidos. E esses estão na mídia comum, falando o que suas gordas contas-corrente preceituam. Pois se assim fizerem, estas contas são acrescidas de uma gordura mórbida.
    O fato de ter ou não credibilidade, depende daquilo que se quer defender (todos têm o seu ângulo certo para olhar através de um prisma). Logo o julgamento de credibilidade é subjetivo.
    Tenho um colega que ouviu umas verdades de uma jornalista (minha opinião) que iam contra o seu pensamento. Mas essa jamais esteve em rede nacional falando ao público. Este colega a descreditou dizendo “essa mulher não merece ser ouvida.”
    Logo, o norte está dado. Mas sempre teremos que fazer correções.

    1. Que legal, Pedro! Agradecemos seu comentário. Esperamos que aproveite as outras matérias do nosso portal!

  • Creio que o mais importante é não repassar qualquer notícia, pra isso existe sites com credibilidade, jornais, rádio e televisão, onde os informantes são imediatamente identificados.

  • Caros internautas, temos no Brasil uma variedade muito grande de meios de comunicação, o watts sap se tornou o mais popular, e temos também uma grande variedade de usuários, 90% de pessoas sem muito conhecimento, avós, tios,tias, e outros, que repassam tudo que recebem. Temos obrigação de ajudá-los, alertá-los, pois está chegando às eleições e eles acreditam em tudo e repassam.
    A quantidade de Fake que vai chegar será enorme, políticos desonestos fabricaram enxurradas de Fake contra os honestos.
    Se tivermos boa vontade ajudando-os e consultando em sites sérios como este, vamos mudar este Brasil.
    ( E que assim seja)
    Obs: o Watts sap é um local onde se prolifera a fofoca, numa velocidade estrondosa. E já houve guerras causadas por fofoca, nos conta a história da humanidade.

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica